Eliandro Maurat criou projetos educativos para crianças
Ele é o idealizador do Projeto Salva Vidas no Trânsito e da plataforma de jogos digitais Clubinho Salva Vidas
A vida do empresário Eliandro Maurat mudou depois que ele assistiu a um dos vídeos de Jaqueline Saburido, venezuelana que teve 60% do corpo queimado em um acidente de trânsito, provocado por um motorista alcoolizado. “Ela ficou com a aparência terrível, mas seu coração é de princesa”, compara Maurat. “Apesar das dificuldades, Jaqueline continua divulgando a mensagem: se beber, não dirija. É uma das pessoas mais maravilhosas que já vi”, afirma o empresário, que decidiu então se dedicar à mesma causa. Criou o blog Salva Vidas no Trânsito, em 2011, para discutir o tema e dar orientações. “Um dia, cheguei em casa e comentei com a minha esposa como era difícil sensibilizar as pessoas e modificar o comportamento dos adultos. Aí, meu filho, Luan, na época com 7 anos, sugeriu que eu falasse com as crianças”, relembra o empresário.
A ideia de Luan foi um divisor de águas para o projeto, que passou então a mirar o público infantil. “Se queremos um mundo melhor, temos de envolver as crianças no processo. Assim como ensinamos nosso filho a escovar os dentes e isso passa a ser automático, temos de ensiná-lo a usar cinto, a atravessar na faixa, a não beber antes de dirigir. Temos de mudar a nossa cultura”, diz.
“Se queremos um mundo melhor para as crianças, temos de envolvê-las no processo”
Pouco a pouco, o projeto foi se expandindo, ao incluir atividades como palestras gratuitas em escolas públicas. Junto com o filho, Maurat criou uma cidade virtual e roteirizou jogos educativos. Em seguida, entregou o desenvolvimento dos games a uma empresa especializada. Em meados de 2016, lançou a plataforma virtual Clubinho Salva Vidas (para computador e smartphone), voltada para a faixa de 5 a 10 anos, que complementa uma base multimídia formada também por um canal no YouTube, CDs e revistas. “Criamos o personagem Edu, cujo nome faz referência a educação, e atualmente falamos sobre outros assuntos, como meio ambiente e cidadania”, conta Maurat, que fez pós-graduação em planejamento e gestão de trânsito e vendeu uma empresa para investir no sonho de salvar vidas.