Disputa entre facções faz bares fecharem mais cedo em Vila Isabel
Bairro da Zona Norte do Rio sofre com confrontos por domínio do Morro dos Macacos; PM intensifica policiamento na região

Desde que o Comando Vermelho empenhou esforços para tomar definitivamente o Morro dos Macacos, em Vila Isabel, dominado há mais de uma década pelo Terceiro Comando Puro, facção rival, a vizinhança não tem mais sossego. Justamente em um momento em que o bairro anda em alta no remake da novela “Vale Tudo”, da TV Globo, por ser endereço do núcleo onde vive a protagonista Raquel (Taís Araujo) – em substituição ao Catete, na Zona Sul, cenário desta parte da trama na versão original. Segundo o Instituto Fogo Cruzado, que contabiliza e notifica tiroteios em regiões metropolitanas do país, o bairro teve 27 tiroteios em maio, com três mortos e cinco feridos. Foi o bairro com mais tiroteios na cidade. Os problemas de segurança já afetam o comércio e o mercado imobiliário local.
+ Civitas, central de vigilância carioca, é destaque internacional
De acordo com corretores que atuam na região ouvidos pelo jornal Folha de São Paulo, tem aumentado o número de imóveis à venda no bairro. Eles relatam dificuldade de encontrar interessados. Dados do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis (Secovi-Rio) não fazem a relação direta com a violência, mas mostram que o valor do metro quadrado residencial em Vila Isabel tem desvalorizado desde 2023, com uma queda mais acentuada entre janeiro e agosto de 2024. Em maio deste ano o valor médio do metro quadrado de venda residencial foi de R$ 5.297, levemente abaixo da média até 2024 (R$ 5.500).
Segundo o jornal, o medo dos moradores se manifesta em grupos formados em aplicativos de mensagens em telefones celulares, que anunciam supostos toques de recolher determinados pelo tráfico e nunca confirmados pela polícia. Comerciantes que não quiseram se identificar relataram que parte dos bares e restaurantes tem fechado mais cedo. Um deles afirmou à Folha que mantinha o bar aberto até as 23h de segunda a quinta, mas tem evitado passar das 21h. O medo, ele disse, é que a disputa que acontece nas comunidades se estenda pelas ruas do bairro.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Em nota, a PM disse que reforçou o patrulhamento nos acessos e interior dos Macacos e São João, principais envolvidos na disputa, após os registros de confrontos, frequentes há pelo menos seis meses. Policiais em patrulha têm encontrado grupos de traficantes armados, os chamados “bondes”, atravessando as comunidades. Em dezembro, um efetivo da PM viu 50 suspeitos do CV caminhando pelos Macacos. Eles tentaram fugir para o São João, foram cercados na mata e trocaram tiros. O bonde se dividiu e tentou deixar o morro São João por diferentes saídas, mas um dos grupos foi cercado. Na ocasião, sete suspeitos foram presos. Os tiroteios tiveram auge em maio e junho e diminuíram em julho. Na entrada do Noel Rosa, túnel na Zona Norte, que liga os bairros do Riachuelo e Vila Isabel, uma blitz da Polícia Militar é montada diariamente, patrulhando carros e motos.