Continua após publicidade

Curva Chico Anysio, área visada por bandidos para assaltos, é revitalizada

Parceria Público-Privada prevê serviços como limpeza, poda e iluminação; horto com plantas nativas vem na segunda etapa do trabalho

Por Da Redação
Atualizado em 20 jun 2024, 14h24 - Publicado em 20 jun 2024, 14h23

Alvo de furtos e assaltos, o entorno da Curva Chico Anysio, na Barra, será recuperada pela prefeitura do Rio, graças a uma parceria público-privada. O projeto, que inclui a restauração do painel em homenagem ao humorista, do consagrado artista do grafite Marlon Muk, começa a sair do papel nesta quinta (20), quando o local recebe uma grande ação conjunta de serviços de diferentes órgãos municipais. O trabalho inclui serviços de limpeza urbana, poda e roçada da Comlurb; a reposição de tampas de bueiros da Secretaria de Conservação; novos pontos de iluminação da Rioluz; e a implantação de placas de sinalização da CET-Rio.

+ BRT 24 horas: quais estações do transporte vão ficar abertas o dia todo

A Curva Chico Anysio é um importante ponto de passagem de veículos entre os bairros da Barra, Barra Olímpica e Jacarepaguá, além do acesso a shoppings, inúmeros condomínios e equipamentos públicos bastante frequentados, como o Parque Olímpico e o Riocentro. Mas, segundo motoristas, criminosos chegam a botar obstáculos na pista, como pedras ou galhos de árvore, para obrigar os carros a pararem ou reduzirem a marcha e assaltar seus ocupantes. O local, que estava cercado por leucenas (espécie de vegetação invasora), agora vai ganhar um projeto de paisagismo desenvolvido pela Empresa Crescer, que já deu entrada no processo de adoção do local, com área de 7.160 metros quadrados.

A ideia da revitalização foi do empresário Renato Britto, que trabalha com paisagismo e tem o apoio da Subprefeitura da Barra, seguindo exemplos bem sucedidos de áreas da cidade que já foram recuperadas. De acordo com o subprefeito Raphael Lima, além de trazer uma maior sensação de segurança, o objetivo do conjunto de intervenções é tornar o local limpo, organizado, iluminado e visualmente mais aprazível para os motoristas que passam por ali. “Essa revitalização representa claramente o nosso objetivo de incorporar as paisagens urbanas nas ações de zeladoria da Subprefeitura da Barra”, explicou ele.

Continua após a publicidade

O projeto prevê uma segunda etapa de intervenções que incluem a criação de um horto de plantas ornamentais e um mudário que poderá dar suporte aos órgãos públicos em ação de plantio de espécies nativas e até receber atividades de educação ambiental.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.