Clique e assine por apenas 4,90/mês

Futebol: Crivella reitera suspensão de apenas dois jogos do Carioca

Jogos do Botafogo e do Fluminense não ocorrerão nesta segunda (22)

Por Agência Brasil - 22 jun 2020, 11h32

Menos de 24 horas após determinar, por meio de decreto, a suspensão de competições esportivas até 25 de junho, o prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella declarou  neste domingo (21) que apenas os jogos do Botafogo e do Fluminense, marcados para esta segunda (22), estão de fato suspensos. Em relação ao restante das partidas, programadas para serem realizadas até o próximo dia 25, tudo dependerá de uma reunião da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e representantes da prefeitura do Rio, prevista para ocorrer a partir de segunda (22). O encontro por videoconferência tem como objetivo conciliar os protocolos de segurança sanitária elaborados pela Ferj com aqueles formulados pela Prefeitura, motivo pelo qual foi publicado o decreto no sábado (20).

+Crivella: “Rio está preparado para possível segunda onda de covid-19”

“Houve um novo protocolo sanitário apresentado pela Ferj, mas diferente do protocolo da Vigilância Sanitária da Prefeitura, que, então, pediu uma reunião com a Ferj, para compatibilizar as regras oficiais e a realização das partidas de futebol. É, portanto, o que vamos fazer na segunda, terça e quarta-feira. Porém, esperamos compatibilizar logo esses dois protocolos para, já na quarta-feira, 24/06, haverá jogos, explicou o prefeito durante entrevista após inauguração de uma obra no Pólo Comunitário de Campo Grande, Zona Oeste da cidade.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Sábado (20), Crivella surpreendeu ao determinar, por meio de decreto,a suspensão de competições esportivas com portões fechados até 25 de junho, deixando a sequência do Estadual indefinida. A íntegra do texto oficial, que faz parte do plano de retomada das atividades econômicas impactadas pela pandemia do coronavírus (covid-19), não citava especificamente quais jogos seriam realizados ou não.

“Ficam suspensas as competições esportivas com portões fechados até o dia 25 de junho de 2020”, determina o artigo 23, do decreto 47539, publicado no Diário Oficial do município.

Continua após a publicidade

O período de tempo citado no decreto inclui os confrontos agendados entre Vasco x Macaé, na próxima quarta (24), e Madureira x Resende, na quinta (25), além dos jogos válidos pela quinta rodada do Carioca. O duelo entre Flamengo e Boavista também estava marcado para acontecer na próxima quarta (24), no Maracanã. Apesar da indefinição, o prefeito do Rio acredita que não haverá impedimento para os confrontos já marcados para quarta-feira (24).

+Covid-19: Rio ocupa o 7º lugar no ranking mundial de mortalidade

No entanto, a declaração de domingo (21) do prefeito Crivella, diverge do que ele disse no sábado (20). Na ocasião , o prefeito do Rio afirmou que o decreto publicado no Diário Oficial interferiria apenas nos jogos envolvendo Botafogo e Fluminense, marcados para segunda (21). Após repercussão que gerou dúvidas sobre a tabela de jogos divulgada pela Ferj na última quinta(17), o prefeito disse que os jogos marcados para este domingo (21) e que foram adiados, não estavam incluídos no decreto.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

“O decreto publicado hoje suspende os jogos de futebol até a próxima quinta-feira apenas para que os protocolos de vigilância sanitária apresentados pela federação se adaptem aos nossos da prefeitura, e haja uma fiscalização. Basicamente ficam suspensos os jogos do Botafogo e Fluminense, e a gente pede a compreensão de todos”.

Sendo assim, as partidas Botafogo x Cabofriense e Fluminense x Volta Redonda permanecem sem data definida pela Ferj.

O decreto publicado em Diário Oficial do Município ainda estabelece uma inspeção pelas autoridades de saúde local, nos Centros de Treinamento (CTs)localizados na capital, até o dia 25 de junho. Já os clubes com estruturas físicas em qualquer outra parte do estado deverão apresentar relatório de inspeção sanitária do órgão municipal competente.

Continua após a publicidade
Publicidade