Vacinação infantil contra Covid-19 é suspensa por falta de doses no Rio
Campanha será retomada após a chegada de novas remessas de imunizantes. Previsão é de que seja na sexta (4)
Devido à falta de doses, a vacinação de crianças contra a Covid-19 foi novamente suspensa no Rio. Nesta terça (1º), seriam vacinadas as crianças de 7 anos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a campanha retornará somente após o envio de um novo lote de imunizantes pelo Ministério da Saúde.
+Covid: quase 90% dos internados não têm esquema vacinal completo
A aplicação da primeira dose segue apenas para as crianças com deficiência e/ou comorbidades de 5 a 11 anos e pessoas com 12 anos ou mais que ainda não foram vacinadas. Os postos de saúde também continuam disponibilizando a segunda dose conforme o intervalo previsto para cada vacina.
Os cariocas de 18 anos ou mais que receberam a segunda dose há quatro meses, no mínimo, podem tomar a dose de reforço. Já pessoas com imunossupressão a partir de 18 anos que já receberam as três doses no esquema primário podem receber a segunda dose de reforço.
Segundo o secretário municipal de Saúde Daniel Soranz, a campanha deverá ser retomada na sexta (4), após a chegada de uma nova remessa de vacinas na quinta (3). A cidade espera receber 100 000 doses da Coronavac, autorizada pela Anvisa para aplicação em crianças a partir de 6 anos.
Em entrevista ao Bom Dia Rio, o secretário alertou sobre a baixa adesão à vacinação infantil na cidade. “Até o momento, conseguimos vacinar 40% das crianças da faixa etária de 8 a 11 anos. É uma cobertura baixa”, disse Soranz.
De acordo o Painel Covid-19 da prefeitura, cerca de 156 700 crianças de 5 a 11 anos foram vacinadas com a primeira dose desde o começo da campanha, o que corresponde a 28% do público alvo.
+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui