Continua após publicidade

Covid-19: após casos de falsa vacinação, postos proíbem fotos e vídeos

No Planetário da Gávea não se pode fazer registros. Em São Gonçalo um cartaz avisava o público acerca do impedimento

Por Redação
Atualizado em 17 fev 2021, 15h19 - Publicado em 17 fev 2021, 13h54
Seringa sendo colocada no líquido da vacina
Vacina: na atual fase, recebem as doses pessoas dos grupos prioritários, como quem possui comorbidades e profissionais da saúde (Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

Em meio às polêmicas da “vacina de vento”, um cartaz fixado no polo sanitário Washington Luiz Lopes, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, impede que o ato da vacinação contra o novo coronavírus no local seja fotografado ou filmado. Segundo a prefeitura,  o cartaz é antigo.

Em Niterói, Petrópolis e na própria capital, suspeitas de falsas vacinações reveladas em função das gravações estão sendo investigadas pela polícia. No caso de São Gonçalo, a Secretaria Municipal de Saúde disse que após o “incidente”, os técnicos são incentivados a permitir as filmagens e informou que por lá não houve registros de falsas vacinações.

“O cartaz afixado na sala de vacinação é antigo e foi colocado na tentativa de preservar o servidor que não quisesse ser filmado. Ciente de que não se aplica neste momento, a direção da unidade já removeu o cartaz”, informou o comunicado.

cartaz
Em São Gonçalo: nada de filmagem. Prefeitura diz que aviso é antigo (Lívia Torres/TV Globo/Reprodução)

Na Zona Sul do Rio, o ponto do Planetário da Gávea também não permite o registro via imagem. Nesta terça (16), uma cidadã que levava a mãe para se vacinar foi impedida de fazer fotos. “Estou fora do Rio e pedi imagens para me certificar da vacinação, fiquei horrorizada ao saber disso”, disse a filha, que postou a informação numa rede social. “Pelos comentários e pelo que li, percebi que não se trata de um caso isolado”, acrescentou.

Continua após a publicidade
A imagem mostra uma publicação em rede social
Post em rede social sobre vacinação no Rio: é proibido fazer foto (Facebook/Reprodução)

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio informou que orienta as equipes a mostrar o procedimento aos pacientes. “A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orientou as equipes envolvidas na vacinação para mostrar todo o procedimento para o paciente ou familiar e recomenda que, em caso de dúvida sobre a aplicação, os familiares questionem imediatamente os profissionais de saúde. Fotos e imagens estão totalmente liberadas no momento da aplicação da vacina. A SMS irá verificar o ocorrido na unidade citada e, se necessário, reforçar as orientações”, diz o comunicado.

+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.