Como o Rock in Rio 2024 se tornou o mais conectado da história
Patrocinadora do festival, TIM alia ativações ao 5G e pensa até em quem assiste aos shows pela TV
No primeiro fim de semana da edição comemorativa de 40 anos do Rock in Rio, o estande da TIM, de três andares e 450 metros quadrados com vista privilegiada para o Palco Mundo, virou mais um dos palcos do festival, graças ao inovador karaokê 5G. A atração permite que o público cante à distância, de outros pontos da Cidade do Rock, enquanto uma banda, posicionada no primeiro andar do estande, acompanha o cantor ao vivo. Para completar, um telão ao lado dos músicos exibe um holograma da pessoa que está soltando a voz.
Novidade da Cidade do Rock em 2024, o Karaokê 5G materializa a experiência de conexão da TIM. A mágica só é possível graças a essa moderna tecnologia, que diminui consideravelmente o ‘delay’ das transmissões ao vivo, explica Fabio Avellar, VP de receitas da empresa. “Somos líderes nessa tecnologia não só no Rio de Janeiro, mas em todo o Brasil. Nosso desafio no Rock in Rio é mostrar para o público, de uma forma fácil e divertida, como a conexão da TIM é veloz”, aponta.
Quem topou o desafio na última sexta (13) foi a atriz e cantora Maisa, que escolheu a música Ana Júlia, dos Los Hermanos, canção que veio a se tornar o principal hit da ativação da operadora de telefonia no Rock in Rio. A ideia é, além de tudo, ousada, porque existem três estúdios do Karaokê 5G: dois na Cidade do Rock e outro na loja do New York City Center. Foi no shopping, aliás, que o cantor Naldo Benny recebeu clientes para estrear a ativação e, de quebra, alguns deles foram contemplados com ingressos para o festival. Eles partiram para o Parque Olímpico imediatamente, numa festa comandada pelo funkeiro dentro de um ônibus.
Essa turma foi recebida no segundo andar do estande, espaço reservado a clientes da operadora. Já no terceiro andar ficam os convidados que participam de ações com a marca, com o meet & greet e a gravação de conteúdo para as redes sociais da TIM. Nos primeiros três dias do festival, passaram por lá nomes estrelados, como o apresentador Marcos Mion, embaixador da marca, os humoristas Diogo Defante, Tokinho e Fabão, as atrizes Sophie Charlotte e Mel Maia, a dançarina e influenciadora digital Lore Improta, a bailarina Brunna Gonçalves e o MC Daniel.
“Nossa estratégia é transbordar o Rock in Rio para além dos sete dias de evento. Por isso montamos um calendário tão rico de presenças no nosso estande. O MC Daniel, por exemplo, veio para cá logo depois de se apresentar no Sunset. Fizemos um meet & greet com os fãs, gerando um alto volume de conteúdo orgânico nas redes sociais”, conta Camila Ribeiro, diretora de comunicação e marca. No segundo fim de semana do festival, o local vai receber estrelas como Ivete Sangalo, Jão, Pequena Lo, Carla Diaz e João Gomes.
O humorista Diogo Defante, aliás, se imbuiu de coragem para encarar o Mega Download, mais uma das atrações da TIM na Cidade do Rock. Trata-se de uma torre de 30 metros no melhor estilo “Kabum” que alcança a velocidade de 50 quilômetros por hora. Quem participa também é desafiado a cantar durante a queda e, ao final da experiência, um QR Code dá acesso ao vídeo que mostra como foi o percurso. A brincadeira pode ser agendada através do app do festival.
Para dar conta da grandiosidade da empreitada de Roberto Medina, a TIM instalou 90 antenas pela Cidade do Rock, atendendo cerca de 52.000 clientes a cada dia de festival. Como garantir boas fotos e excelentes vídeos é mandatário por lá, a operadora espalhou pela Cidade do Rock nove totens, no icônico formato de T, para que as pessoas consigam parar, sentar e carregar os próprios celulares. Há, ainda, uma loja-conceito, onde consumidores podem usufruir de todos os serviços oferecidos em uma Loja TIM comum, como comprar itens como carregadores e capinhas, e até contratar planos pós-pagos. No primeiro final de semana de evento, as vendas foram 50% maiores do que as registradas no mesmo período da edição de 2022.
E tem mais: quem prefere ficar em casa, assistindo aos shows pela TV também ganha brinde: a TIM vai mostrar os bastidores do show da cantora IZA no Palco Sunset, nesta sexta (20), num canal exclusivo do Globoplay. Com a TIM, o Rock in Rio fica ainda mais completo.