Continua após publicidade

Como funciona a Compre.Rio, iniciativa para estimular a economia solidária

Plataforma permite que pequenos empreendedores criem suas próprias lojinhas virtuais e comercializem produtos, sem pagamento de taxas

Por Redação
Atualizado em 1 abr 2024, 14h27 - Publicado em 1 abr 2024, 14h27
compre-rio-pequenos-empreendedores
Compre.Rio: nova plataforma vai reunir lojas virtuais de empreendedores solidários (Marcos de Paula/Prefeitura do Rio de Janeiro)
Continua após publicidade

Uma plataforma onde artesãos e pequenos empreendedores cariocas podem comercializar produtos de forma on-line: essa é a proposta da Compre.Rio, novo marketplace lançado pela Prefeitura do Rio. Com um visual semelhante a outros sites de vendas, o endereço virtual permite que trabalhadores de economia solidária façam vendas de maneira fácil pela internet, sem precisar pagar taxas.

+ Com queda no número de casos, prefeitura aponta fim de epidemia de dengue

O acordo de cooperação técnica para lançar a plataforma foi assinado na última quinta (28), no Palácio da Cidade, com a participação do prefeito Eduardo Paes e do secretário de Desenvolvimento Econômico Solidário Diego Zeidan. “A Compre.Rio é uma plataforma que aproxima o pequeno produtor do consumidor de maneira geral. Ela vem gerar mais renda, mais venda para o pequeno empresário, aumentando a receita de cada comércio, a qualidade de vida do comerciante”, ressaltou o secretário.

Compartilhe essa matéria via:

Com a entrada no segmento de vendas on-line, novas oportunidades podem se abrir para os comerciantes. “Nas feiras, temos um bom público, mas é limitado. Hoje a venda online está ganhando muito espaço, quase que dominando”, contou a artesã Maria Eulália Almeida Melo, que trabalha há cinco anos no segmento e tem a expectativa de aumentar as vendas com apoio da loja virtual.

Continua após a publicidade

Dando os holofotes para o comércio local, a iniciativa pretende fomentar a geração de renda e emprego, além de dar visibilidade e reconhecimento para os empreendimentos de economia solidária. O projeto é fruto de um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário, e a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), com apoio dos Correios para a entrega dos produtos ofertados.

O cadastro deempreendedores locais pode ser feito de forma gratuita pelo site. É necessário que o vendedor seja maior de 18 anos e tenha e-mail e celular válidos. A plataforma promete uma resposta em até 72 anos após o envio dos dados cadastrais sobre a liberação da loja virtual.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.