Uber ou metrô? Qual o melhor meio de transporte para chegar à Sapucaí
Estão previstas oito milhões de pessoas em circulação na cidade durante os dias de carnaval; recomendação é dar preferência ao uso do transporte público

Oito milhões de pessoas devem circular pela cidade durante os dias do reinado de Momo. Somente na Marquês de Sapucaí serão sete dias de desfiles, distribuídos entre a Série Ouro, o Grupo Especial (este ano com mais um dia de apresentações) e as Escolas Mirins.Na Intendente Magalhães serão seis dias de desfiles, distribuídos entre as séries Prata e Bronze, os Blocos de Enredo e os Grupos de Avaliação. Também foram programados mais de 30 Bailes Populares por diversas regiões da cidade; desfiles de Blocos de Embalo e de Enredo, na Avenida Chile; Baile e Concurso “Folião Original”, na Cinelândia. E ainda tem o Terreirão do Samba, na Praça Onze, que ganhou nova estrutura de palco e sistema de som para receber, até 8 de março, mais de 40 artistas – com uma expectativa de público 10 mil pessoas por dia. Sem contar os blocos espalhados pelas ruas de todas as regiões da cidade. Para tentar evitar um nó no trânsito, a prefeitura do Rio montou um plano operacional para o Carnaval 2025, no Centro de Operações Rio (COR).
+ Metrô vai funcionar sem parar da sexta de Carnaval à quarta de cinzas
A recomendação para a população é que dê preferência ao uso do transporte público, como metrô e trem, para evitar congestionamentos e minimizar os impactos no trânsito durante esse período. A CET-Rio, por exemplo, vai implementar um esquema especial no Centro da cidade e nas principais vias de acesso para garantir a segurança viária e a fluidez do tráfego nas regiões dos desfiles – o que afetará que optar pelos carros de aplicativo. A operação contará com 250 operadores por dia, incluindo agentes da CET-Rio, Guarda Municipal e apoiadores, que vão trabalhar para coibir estacionamento irregular, ordenar cruzamentos e realizar os bloqueios necessários. Além disso, 19 reboques, 43 motocicletas e 25 veículos operacionais estarão à disposição para a desobstrução das vias. As equipes também vão atuar na fiscalização de estacionamento irregular; ordenamento de trânsito; fiscalização de táxis nos bolsões (ruas Afonso Cavalcanti e Marquês de Pombal), carros de aplicativo e transporte complementar.
+ Partiu Sapucaí! Saiba quais são os itens proibidos e liberados nas arquibancadas
+ Sem joias e notas de dinheiro: as orientações da PM para o Carnaval do Rio
O trânsito será monitorado de perto pelo Centro de Operações Rio (COR), com o apoio de 36 painéis de mensagens variáveis para informar os motoristas. No caso da Marquês de Sapucaí, as equipes do COR-Rio acompanharão os deslocamentos das alegorias das escolas de samba, na ida e na volta, de seus barracões até o Sambódromo. Outro ponto de atenção é o movimento de chegada e saída do público. Mais de 100 câmeras serão utilizadas no monitoramento em tempo real feito pelo COR-Rio. Além disso, dois drones serão utilizados exclusivamente no perímetro da passarela do samba. A movimentação dos carros alegóricos para o Sambódromo exige atenção já na madrugada desta sexta (28), com interdições a partir das 21h para o deslocamento de oito agremiações da Série Ouro. Motoristas devem evitar a área. O desfile desta sexta (28) também vai acarretar o fechamento da Avenida Presidente Vargas a partir da meia-noite de quinta para sexta-feira, com a interdição da pista central no sentido Praça da Bandeira. As interdições e desvios de trânsito no Centro serão implementadas conforme horários específicos, com foco no fechamento de ruas e vias estratégicas, como a Rua Frei Caneca e a Avenida Trinta e Um de Março, a partir das
19h30.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A Secretaria municipal de Transportes programou uma série de interdições que ocorrerão nos entornos do Sambódromo, no Centro, e da Estrada Intendente Magalhães, na Zona Norte. Ônibus, BRT, VLT, Metrô e Supervia funcionarão durante a madrugada, e táxis terão pontos de embarque no entorno do Sambódromo.
Ônibus
Haverá reforço na operação dos serviços noturnos de transporte de ônibus que atendem a região do Sambódromo, com opção de integração com o Terminal Gentileza: Linhas 104 /SN104 (Terminal Gentileza x São Conrado) e SN309 (Terminal Gentileza x Alvorada), componto na pista lateral da Avenida Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira.
BRT
O BRT funcionará 24 horas durante o Carnaval.
Sambódromo – Terminal Gentileza – Público pode fazer integração com o VLT ou linhas 104/ SN104 (Terminal Gentileza x São Conrado) e SN309 (Terminal Gentileza x Alvorada)
Intendente Magalhães – Na ida, o público deve utilizar as estações Campinho ou Pinto Teles, que terão um horário de funcionamento especial. O retorno, após os desfiles, deve ser realizado pelo Terminal Paulo da Portela, a partir das 4h, ou a estação Madureira – Manaceia, aberta 24 horas.
Táxi
Entre sexta (28) e terça (4), e no dia 8 (Sábado das Campeãs), o acesso dos táxis às áreas bloqueadas se dará da seguinte forma:
Início do bloqueio às 19h;
Até às 20h: liberado para todos os Táxis com passageiros (para desembarque);
Das 20h até o fim do bloqueio: somente Táxi.Rio credenciado com QR Code;
Táxi especial para PCD pode acessar a área de bloqueio sem restrição.
Setores Pares – Ponto Táxi Rio (credenciados) – Rua Afonso Cavalcanti, esquina com a Rua
Laura de Araújo.
Setores Ímpares – Ponto de Táxi Comum – Rua Marquês de Pombal, esquina com a Rua Frei
Caneca
Metrô Rio
Durante o Carnaval, o MetrôRio funcionará entre as 5h de sexta (28) e as 23h59 de quarta (5). Para o Desfile das Campeãs (8), o funcionamento será entre as 5h do sábado (8) e as 23h do domingo (9).
Para acessar o Sambódromo, para os setores pares, o desembarque será na estação Praça Onze (concentração nos Edifício dos Correios). Enquanto para os setores ímpares, será realizado na estação Central do Brasil (concentração no Edifício Balança Mas Não Cai e no Terreirão do Samba).
Supervia
Para garantir a mobilidade dos foliões durante o Carnaval, a SuperVia preparou um esquema especial com viagens extras ao longo do dia e nas madrugadas, atendendo os ramais de Japeri, Santa Cruz (incluindo Deodoro), Saracuruna e Belford Roxo.
A Estação Central do Brasil ficará aberta 24 horas, de sexta (28) até o último trem da quarta (5). Durante a madrugada, todas as outras estações funcionarão apenas para desembarque de passageiros.
Na sexta (28), os trens circulam com a grade horária de dia útil e viagens extras na madrugada para facilitar o deslocamento dos foliões.
Entre sábado (1º) e quarta (5), os trens funcionarão com a grade de sábado como referência para toda a operação. Serão feitas viagens extras ao longo do dia, conforme demanda, e haverá partidas adicionais da Central do Brasil no fim da noite.
Na quinta (6) e na sexta (7) pós-Carnaval, os trens circularão conforme a grade de dias úteis, com ajustes de acordo com a demanda.