Uber ou metrô? Qual o melhor meio de transporte para chegar à Sapucaí

Estão previstas oito milhões de pessoas em circulação na cidade durante os dias de carnaval; recomendação é dar preferência ao uso do transporte público

Por Da Redação
26 fev 2025, 15h10
Visão aérea de um desfile de Carnaval na Sapucaí
Apoteose: esquema de trânsito especial para a festa (RioTur/Divulgação)
Continua após publicidade

Oito milhões de pessoas devem circular pela cidade durante os dias do reinado de Momo. Somente na Marquês de Sapucaí serão sete dias de desfiles, distribuídos entre a Série Ouro, o Grupo Especial (este ano com mais um dia de apresentações) e as Escolas Mirins.Na Intendente Magalhães serão seis dias de desfiles, distribuídos entre as séries Prata e Bronze, os Blocos de Enredo e os Grupos de Avaliação. Também foram programados mais de 30 Bailes Populares por diversas regiões da cidade; desfiles de Blocos de Embalo e de Enredo, na Avenida Chile; Baile e Concurso “Folião Original”, na Cinelândia. E ainda tem o Terreirão do Samba, na Praça Onze, que ganhou nova estrutura de palco e sistema de som para receber, até 8 de março, mais de 40 artistas – com uma expectativa de público 10 mil pessoas por dia. Sem contar os blocos espalhados pelas ruas de todas as regiões da cidade. Para tentar evitar um nó no trânsito, a prefeitura do Rio montou um plano operacional para o Carnaval 2025, no Centro de Operações Rio (COR).

+ Metrô vai funcionar sem parar da sexta de Carnaval à quarta de cinzas

A recomendação para a população é que dê preferência ao uso do transporte público, como metrô e trem, para evitar congestionamentos e minimizar os impactos no trânsito durante esse período. A CET-Rio, por exemplo, vai implementar um esquema especial no Centro da cidade e nas principais vias de acesso para garantir a segurança viária e a fluidez do tráfego nas regiões dos desfiles – o que afetará que optar pelos carros de aplicativo. A operação contará com 250 operadores por dia, incluindo agentes da CET-Rio, Guarda Municipal e apoiadores, que vão trabalhar para coibir estacionamento irregular, ordenar cruzamentos e realizar os bloqueios necessários. Além disso, 19 reboques, 43 motocicletas e 25 veículos operacionais estarão à disposição para a desobstrução das vias. As equipes também vão atuar na fiscalização de estacionamento irregular; ordenamento de trânsito; fiscalização de táxis nos bolsões (ruas Afonso Cavalcanti e Marquês de Pombal), carros de aplicativo e transporte complementar.

+ Partiu Sapucaí! Saiba quais são os itens proibidos e liberados nas arquibancadas

+ Sem joias e notas de dinheiro: as orientações da PM para o Carnaval do Rio

O trânsito será monitorado de perto pelo Centro de Operações Rio (COR), com o apoio de 36 painéis de mensagens variáveis para informar os motoristas. No caso da Marquês de Sapucaí, as equipes do COR-Rio acompanharão os deslocamentos das alegorias das escolas de samba, na ida e na volta, de seus barracões até o Sambódromo. Outro ponto de atenção é o movimento de chegada e saída do público. Mais de 100 câmeras serão utilizadas no monitoramento em tempo real feito pelo COR-Rio. Além disso, dois drones serão utilizados exclusivamente no perímetro da passarela do samba. A movimentação dos carros alegóricos para o Sambódromo exige atenção já na madrugada desta sexta (28), com interdições a partir das 21h para o deslocamento de oito agremiações da Série Ouro. Motoristas devem evitar a área. O desfile desta sexta (28) também vai acarretar o fechamento da Avenida Presidente Vargas a partir da meia-noite de quinta para sexta-feira, com a interdição da pista central no sentido Praça da Bandeira. As interdições e desvios de trânsito no Centro serão implementadas conforme horários específicos, com foco no fechamento de ruas e vias estratégicas, como a Rua Frei Caneca e a Avenida Trinta e Um de Março, a partir das
19h30.

 

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

A Secretaria municipal de Transportes programou uma série de interdições que ocorrerão nos entornos do Sambódromo, no Centro, e da Estrada Intendente Magalhães, na Zona Norte. Ônibus, BRT, VLT, Metrô e Supervia funcionarão durante a madrugada, e táxis terão pontos de embarque no entorno do Sambódromo.

Ônibus

Haverá reforço na operação dos serviços noturnos de transporte de ônibus que atendem a região do Sambódromo, com opção de integração com o Terminal Gentileza: Linhas 104 /SN104 (Terminal Gentileza x São Conrado) e SN309 (Terminal Gentileza x Alvorada), componto na pista lateral da Avenida Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira.

BRT

O BRT funcionará 24 horas durante o Carnaval.

Sambódromo – Terminal Gentileza – Público pode fazer integração com o VLT ou linhas 104/ SN104 (Terminal Gentileza x São Conrado) e SN309 (Terminal Gentileza x Alvorada)

Intendente Magalhães – Na ida, o público deve utilizar as estações Campinho ou Pinto Teles, que terão um horário de funcionamento especial. O retorno, após os desfiles, deve ser realizado pelo Terminal Paulo da Portela, a partir das 4h, ou a estação Madureira – Manaceia, aberta 24 horas.

Continua após a publicidade

 

Táxi

Entre sexta (28) e terça (4), e no dia 8 (Sábado das Campeãs), o acesso dos táxis às áreas bloqueadas se dará da seguinte forma:

Início do bloqueio às 19h;

Até às 20h: liberado para todos os Táxis com passageiros (para desembarque);

Das 20h até o fim do bloqueio: somente Táxi.Rio credenciado com QR Code;

Táxi especial para PCD pode acessar a área de bloqueio sem restrição.

Continua após a publicidade

Setores Pares – Ponto Táxi Rio (credenciados) – Rua Afonso Cavalcanti, esquina com a Rua
Laura de Araújo.

Setores Ímpares – Ponto de Táxi Comum – Rua Marquês de Pombal, esquina com a Rua Frei
Caneca

 

Metrô Rio

Durante o Carnaval, o MetrôRio funcionará entre as 5h de sexta (28) e as 23h59 de quarta (5). Para o Desfile das Campeãs (8), o funcionamento será entre as 5h do sábado (8) e as 23h do domingo (9).

Para acessar o Sambódromo, para os setores pares, o desembarque será na estação Praça Onze (concentração nos Edifício dos Correios). Enquanto para os setores ímpares, será realizado na estação Central do Brasil (concentração no Edifício Balança Mas Não Cai e no Terreirão do Samba).

Supervia

Para garantir a mobilidade dos foliões durante o Carnaval, a SuperVia preparou um esquema especial com viagens extras ao longo do dia e nas madrugadas, atendendo os ramais de Japeri, Santa Cruz (incluindo Deodoro), Saracuruna e Belford Roxo.

Continua após a publicidade

A Estação Central do Brasil ficará aberta 24 horas, de sexta (28) até o último trem da quarta (5). Durante a madrugada, todas as outras estações funcionarão apenas para desembarque de passageiros.

Na sexta (28), os trens circulam com a grade horária de dia útil e viagens extras na madrugada para facilitar o deslocamento dos foliões.

Entre sábado (1º) e quarta (5), os trens funcionarão com a grade de sábado como referência para toda a operação. Serão feitas viagens extras ao longo do dia, conforme demanda, e haverá partidas adicionais da Central do Brasil no fim da noite.

Na quinta (6) e na sexta (7) pós-Carnaval, os trens circularão conforme a grade de dias úteis, com ajustes de acordo com a demanda.

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.