Clique e assine por apenas 4,90/mês

Cinco links úteis para saber a situação do Rio no caos da chuva

De aplicativo a perfis no Twitter, uma seleção para ajudar o cidadão em tempo real

Por Carolina Barbosa - 11 fev 2020, 12h37

A situação é recorrente: basta cair uma pancada de chuva para a cidade alagar, o trânsito parar, o transporte público sobrecarregar e os motoristas buscarem rotas alternativas para fugir dos bolsões de água e dos engarrafamentos. Diante do caos, aplicativos, sites e serviços que ajudem a obter informações neste pandemônio urbano podem cair como uma luva. Por isso, VEJA RIO selecionou cinco links úteis para evitar o perrengue na hora do toró.

Alerta Rio

Em seu perfil no Twitter, o Sistema de Alerta de Chuvas Oficial da Prefeitura do Rio informa as condições climáticas, bem como o volume de chuva, a temperatura e a velocidade do vento.

Centro de Operações Rio

Continua após a publicidade

Informações de trânsito, barreiras, clima, tudo é monitorado e postado aqui. Grosso modo, é um grande compilado de notícias úteis sobre a cidade: caiu uma árvore e bloqueou uma via? Vai estar lá! O BRT está com intervalos anormais? Também será informado na página. 

Defesa Civil

Ao enviar uma mensagem de texto para 40199 e se cadastrar, informando o CEP de interesse, o cidadão passa a receber alertas de desastres via SMS. O serviço é grátis. Mais informações no site da Defesa Civil. 

Ecoponte

Continua após a publicidade

Qual o tempo de travessia da Ponte Rio-Niterói? Se você precisa cruzar atais fronteiras, certamente já se fez essa pergunta. No Twitter, o perfil da concessionária mostra câmeras ao vivo do fluxo na via e informa as condições de tráfego. Há ainda um telefone para discagem gratuita: 0800 77 76683. 

Waze

Aliado dos motoristas no dia a dia, o aplicativo é uma “mão na roda” em dias de chuva, uma vez que indica a melhor rota em tempo real com a ajuda de outros motoristas. Assim, acaba ajudando a evitar transtornos e estresse desnecessário.

Publicidade