Clique e assine por apenas 7,90/mês

Cientistas anunciam descoberta de fóssil do maior dinossauro do país

Batizado de Austroposeidon magnificus, o dinossauro media cerca de 25 metros de comprimento

Por Agência Brasil - Atualizado em 5 dez 2016, 11h01 - Publicado em 5 out 2016, 16h37

Cientistas divulgaram nesta quarta (5) a descoberta de uma nova espécie de dinossauro, considerada a maior já encontrada no país. O fóssil foi encontrado na década de 1950, em São Paulo, pelo paleontólogo Llewellyn Ivor Price, e estava guardado no Museu de Ciências da Terra, localizado no bairro da Urca, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, vinculado ao CPRM – Serviço Geológico Brasileiro. O material ainda não havia sido analisado, segundo os cientistas, por falta de verba. 

+ MPF lança campanha para salvar o boto-cinza no Rio

Batizado de Austroposeidon magnificus, o dinossauro media cerca de 25 metros de comprimento. Com base nas características anatômicas, o animal pode ser classificado no grupo dos titanossauros, animais herbívoros de corpo bem desenvolvido, pescoço e cauda longos e um crânio relativamente pequeno. No Brasil, já foram encontradas nove espécies de titanossauros. Até a descoberta doAustroposeidon, o maior dinossauro brasileiro era o Maxakalisaurus topai, que tinha mais de 13 metros de comprimento.

De acordo com o estudo, a descoberta do Austroposeidon não apenas contribui com novas informações anatômicas e evolutivas para os dinossauros, mas também mostra que espécies gigantes reinavam no país há milhões de anos. O material encontrado e uma reconstrução do braço do animal em tamanho natural estarão expostos no Museu de Ciências da Terra para visitação pública a partir desta quinta (6).

Publicidade