Continua após publicidade

Chuvas de verão fizeram quase 24 mil raios atingirem o Rio em seis dias

Campos dos Goytacazes (6.189), Magé (4.948) e Macaé (4.264) foram as cidades que mais sofreram com as descargas elétricas

Por Da Redação
9 fev 2023, 12h07
Raios
Raios: ocorrências dos últimos dias ocasionaram diversos danos na rede elétrica da Enel, sendo 1.167 ocorrências decorrentes de árvores tombadas e galhos e 662 por descargas atmosféricas. (Clinton Naik/Unplash/Divulgação)
Continua após publicidade

A Enel Distribuição Rio contabilizou 23.950 raios nuvem-solo (que atingem a terra) em toda a sua área de concessão desde a última sexta (3). O levantamento foi feito por meio do serviço contratado de Monitoramento Climático da Climatempo. As cidades mais atingidas pelas descargas atmosféricas foram Campos dos Goytacazes (6.189), Magé (4.948) e Macaé (4.264). Em seguida, aparecem as regiões Serrana (3.860), dos Lagos (1.916) e Sul Fluminense (1.349), além dos municípios de São Gonçalo (772) e Niterói (652).

+ Loteamento de faixa de areia de praias com cadeira e guarda-sol é proibido

As tempestades de verão e ventos superiores a 80 km/h dos últimos dias provocaram quebras de árvores e o lançamento de objetos sobre a rede de distribuição de energia. A distribuidora informa que as ocorrências dos últimos dias ocasionaram diversos danos na rede elétrica, sendo 1.167 ocorrências decorrentes de árvores tombadas e galhos e 662 por descargas atmosféricas, até o momento. A queda das árvores também ocasionou danos em 108 postes da rede elétrica da companhia. Em Saquarema, um homem morreu ao ser atingido por um raio na tarde de terça (7). De acordo com o Corpo de Bombeiros, Aroldo Alves Júnior, de 26 anos, estava trabalhando na laje de uma casa, na Rua Praia de Jaconé, quando recebeu a descarga elétrica na região do tórax.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Na terça (7), em apenas quatro horas choveu 70% do esperado para todo o mês de fevereiro na cidade do Rio. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou uma média de 130 mm de chuva na capital fluminense na ocasião. Só em Vicente de Carvalho, a precipitação foi de 140 mm.

Continua após a publicidade

Confira os cuidados necessários a tomar durante tempestades:

Dentro de casa:
Evitar o uso do celular, secador de cabelo, ferro elétrico e outros aparelhos conectados à tomada;
Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
Evitar consertos de instalações elétricas;
Se possível, permanecer dentro de casa ou local abrigado enquanto a tempestade durar.

Fora de casa:
Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.