Continua após publicidade

Não é só por 20 centavos

Com mensagens de protesto contra o machismo na arte, o grupo americano Guerrilla Girls destaca-se em coletiva dedicada a mulheres artistas no CCBB

Por Rafael Teixeira
Atualizado em 5 dez 2016, 14h22 - Publicado em 3 jul 2013, 15h11

Em tempos de manifestações nas ruas, ganha especial pertinência a série de cartazes reunidos na última sala da mostra ✪✪✪ Elles: Mulheres Artistas na Coleção do Centro Pompidou, em cartaz no CCBB. Trata-se de uma pequena parcela do trabalho do Guerrilla Girls, grupo americano de ativistas criado em 1985. Por meio de performances, arte de rua, textos, livros e outras ações “de guerrilha”, as garotas denunciam, de maneira invariavelmente debochada, as discriminações que acontecem no meio artístico. O alvo mais frequente é o sexismo. Exemplo bem-humorado disso é o pôster de um filme fictício, O Nascimento do Feminismo, em que os símbolos sexuais Pamela Anderson, Halle Berry e Catherine Zeta-Jones aparecem, em trajes sumários, como intérpretes, respectivamente, de Gloria Steinem, Flo Kennedy (1916-2000) e Bella Abzug (1920-1998), grandes ativistas do feminismo nos Estados Unidos.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. → Terça a domingo, 9h às 21h. Grátis. Até dia 14.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.