CCBB dedica semana ao Folclore

Centro Cultural Banco do Brasil prepara programação especial para comemorar o Dia do Folclore, celebrado nesta quarta (22)

Por Ernesto Neves
Atualizado em 5 dez 2016, 15h27 - Publicado em 20 ago 2012, 17h38
ccbb.jpg
ccbb.jpg (Redação Veja rio/)
Continua após publicidade

O Centro Cultural Banco do Brasil preparou uma programação especial para comemorar o Dia do Folclore, celebrado nesta quarta (22). O evento faz parte do CCBB Educativo, que funciona no primeiro andar do centro cultural, de terça a domingo, das 10h às 19h. Todas as atividades são gratuitas e, para participar, é necessário chegar 30 minutos antes do início para pegar senhas. Confira abaixo a programação completa e divirta-se.

Quarta (22), 15h, Teatro 1: Espetáculo O segredo das raízes, com a Companhia Folclórica Brincantes, mostra elementos folclóricos com coreografias e arranjos musicais.

Quinta e sexta (23 e 24), às 15h, Teatro 1: Histórias e músicas do nosso folclore, com mitos indígenas, contos de origem africana e músicas folclóricas típicas do Rio fazem parte deste espetáculo. Neste haverá um convidado especial, Adriano Furtado, professor, arranjador, compositor e violonista da Camerata de violões do Conservatório Brasileiro de Música, do Grupo Cultural Jongo da Serrinha e do grupo de música afro-brasileira Razões Africanas.

Sexta (24), às 18h, Teatro 1: Coral Iyun Asé Orin, com cânticos sagrados africanos mantendo suas melodias e letras originais nos idiomas yorubá, banto, nagô e jeje, entre outros. O repertório do grupo abre espaço também para a produção folclórica e popular africana, afro-brasileira e para cânticos sagrados de vários povos ao redor do mundo.

Continua após a publicidade

Sábado (25), às 15h, Teatro 1. Peça Riojaneirices, com a Companhia Folclórica. Formada por 40 integrantes, entre dançarinos, músicos, artistas e pesquisadores, a encenação mostrará as manifestações culturais do estado do Rio de Janeiro, como as Cirandas de Tarituba, cantigas e histórias infantis, o Jongo-Caxambu, Mineiro-pau e Boi Pintadinho.

Sábado (25) e domingo (26), às 16h, estacionamento. Espetáculo Rio de Janeiro a dezembro, que presta homenagem ao Brasil e ao Rio ao resgatar as mais genuínas manifestações culturais folclóricas do povo fluminense e carioca. Começando com a folia de reis em janeiro, passando pelo samba, jongos, festas juninas, calangos, brincadeiras de roda, brinquedos cantados, O Boi Pintadinho, contos, lendas e finalizando com o Pastoril, em dezembro.

Sábado (25), às 18h, Teatro 1. Show do grupo Galocantô. No repertório do show, além de canções dos dois CDs do grupo, há também grandes clássicos do samba.

Continua após a publicidade

Domingo (26), às 15h. Teatro 1. Coral Som Bonde Carioca, com músicas compostas por cariocas ou amigos do Rio, as vozes cantam a cidade com amor, humor e carinho.

Domingo (26), às 18h, Teatro 1. Peça Um Noivo em Cócegas – Lundus e Modinhas dos séculos XVIII-XX. Conta com uma lista de canções bem humoradas, centradas nas modinhas e lundus brasileiros.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.