Continua após publicidade

Castramóvel prometido pela prefeitura está à venda no Mercado Livre

Crucial para o controle de animais em situação de rua no Rio, o automóvel, à venda por 500 000 reais no site, faria em média 1 200 castrações por mês

Por Anita Prado
Atualizado em 5 dez 2016, 11h06 - Publicado em 2 set 2016, 18h18
castramóvel
castramóvel (Redação VEJA RIO/)
Continua após publicidade

Encomendado pela Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (Sepda), numa parceria com veterinários e protetores animais, o Castramóvel, ônibus com capacidade para fazer castrações gratuitas em gatos e cachorros, foi posto à venda no Mercado Livre por R$ 500.000,00. A unidade móvel já estava pronta para operar e deveria ter sido lançada em abril deste ano pela prefeitura do Rio.

No site de compra e venda, o anunciante define o veículo como um castramóvel montado mas nunca utilizado. “O veículo segue as normas do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e prestaria serviço de esterilização à Sepda”, diz a descrição. 

+ Leia mais notícias sobre animais

Segundo um dos protetores organizadores do projeto, Rodrigo Ubiratan, a prefeitura se negou a repassar os R$ 732.972,00 à empresa locadora do ônibus, a Marvin Locadora, apesar de a licitação ter sido aprovada. Sem ter o que fazer com o ônibus, a companhia decidiu colocar o automóvel à venda, mesmo com o processo de destinação da verba em andamento.

Continua após a publicidade

De acordo com o atual secretário da Sepda, Vinicius Cordeiro, o processo ainda não chegou ao seu gabinete e se encontra na Comissão de Controle de Despesas (CODESP) para apreciação da controladoria. Para Ubiratan, no entanto, o projeto já foi negado pela prefeitura durante uma reunião – a notícia seria divulgada publicamente apenas após as eleições municipais.

Crucial para o controle de animais em situação de rua na cidade, o automóvel adaptado faria em média 50 castrações por dia e 1 200 por mês. Estima-se que mais de 7 200 animais fossem beneficiados pelo projeto, principalmente os que vivem em locais de difícil acesso, como favelas e bairros distantes dos postos fixos de esterilização.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.