Carteiras de motorista vencidas na pandemia têm prazo extra para renovação

Quem está com o documento irregular desde junho de 2020 tinha que ter regularizado a situação até 31 de maio, mas agora pode fazer isso até setembro

Por Da Redação
14 jun 2022, 12h53
a imagem mostra a carteira nacional de habilitação
Carteira de motorista: prazo para renovação foi estendido. (Detran/Divulgação)
Continua após publicidade

Motoristas com a habilitação vencida em junho de 2020 têm uma nova chance de renovar o documento, desta vez até setembro. O prazo inicialmente previsto para quem ficou com o documento vencido no período de entre março e julho de 2020 regularizar a situação era 31 de maio de 2022. O cronograma de regularização foi criado pelo Detran-RJ para atender a demanda dos serviços que foram suspensos durante a pandemia de Covid-19. A emissão da carteira de habilitação ficou suspensa entre o meio de março de 2020 até o início de novembro de 2021. Neste período, apenas casos emergenciais estavam sendo atendidos, como os de pessoas da área da saúde ou da segurança pública.

+ Rio congelante: temperatura mínima pode chegar a 11 graus durante a semana

O cronograma especial vai até o dia 31 de dezembro, para atender pessoas com o documento vencido entre julho de 2021 a março de 2022. Até o fim dos prazos estabelecidos pelo Detran, a carteira de habilitação continua válida para fins de fiscalização. Outra medida para dar fim ao gargalo criado pela suspensão dos serviços durante a pandemia é a possibilidade de emitir a CNH em cartórios de registro civil do estado. O acordo entre o Detran e a Associação de Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro (Arpen-RJ) está valendo desde o dia 25 de maio, em 16 cartórios nos bairros do Catete, Botafogo, Ilha do Governador, Centro, Barra, São Cristóvão e Santa Cruz, na capital, além dos municípios de Petrópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Maricá, Duque de Caxias e Nova Friburgo.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Além da renovação, estão disponíveis também os serviços de emissão de primeira e segunda vias, alteração de dados e de categoria da carteira. A previsão é de que, em breve, 33 cartórios façam este tipo de atendimento, o que possibilitará a emissão de 30 mil carteiras de habilitação por mês. Entre as vantagens da renovação nos cartórios é que não é preciso agendar o serviço. Com o Documento Único de Arrecadação (Duda) pago, é só ir até o lugar com a carteira de identidade original, CPF e comprovante de residência. A taxa cobrada pelos cartórios pelo serviço é de R$ 44,30.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.