Cartão Jaé: empresas assinam acordo e “treta” judicial chega ao fim
Prefeitura e governo estadual precisam agora se entender para o anúncio definitivo das datas de transição do novo sistema

Um acordo selado entre as empresas Billing Pay e Autopass deve encerrar a longa novela da briga judicial e torno da operação do bilhete Jaé, de transporte público. As companhias assinaram nesta segunda (2) a cooperação para atuar em conjunto na operação do sistema.
+ Por que esposa do funkeiro Poze do Rodo virou alvo da Polícia Civil
A Autopass ficará como proprietária da CBD Bilhete Digital, e a Billing Pay permanece como responsável pela tecnologia de bilhetagem. A data do início da transição está marcada pela prefeitura para o dia 1º de julho, mas deverá ser novamente adiado. Conforme informado pela secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, ao jornal O Globo, a prefeitura está em “tratativas finais” com o governo estadual para divulgar novas datas. O convênio entre ambos é necessário por conta do benefício do Bilhete Único Intermunicipal (BUI).
O imbróglio ocorreu porque Billing Pay entrou na justiça após o Consórcio Bilhete Digital negociar a venda do sistema para a Autopass. A empresa alegava ter um contrato com o consórcio que lhe garantia prioridade na compra da operadora, caso houvesse mudança no controle acionário. Contudo, a justiça rejeitou, em fevereiro, o pedido da empresa para que a prefeitura divulgasse os documentos relacionados à negociação, argumentando que questões confidenciais poderiam ser resolvidas por arbitragem, fora do âmbito judicial.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O Jaé tem hoje 2,2 milhões de usuários via aplicativo, com 1,3 milhão de cartões físicos emitidos para moradores da capital, e 165 mil aguardando a retirada nas lojas. Há 12 mil validadores em operação nos veículos.