Continua após publicidade

Carnaval terá 31,8 mil banheiros móveis e 4,5 mil ambulantes

Serão 451 blocos que farão 578 desfiles pelas ruas da cidade

Por Agência Brasil
26 jan 2017, 19h28
blocos.jpg
Blocos se preocupam com as indefinições do carnaval de rua em 2018 (Redação Veja rio/Divulgação)
Continua após publicidade

A prefeitura do Rio de Janeiro apresentou nesta quinta (26) o esquema operacional para o carnaval de rua deste ano. Serão 451 blocos que farão 578 desfiles pelas ruas da cidade. A expectativa da Empresa de Turismo do Rio de Janeiro (Riotur) é que 1,1 milhão de turistas venham para a cidade no carnaval, injetando cerca de R$ 3 bilhões na economia. A estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) é que a ocupação hoteleira na capital chegue a 80%.

A operação de trânsito contará com 900 agentes, entre controladores da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) e guardas municipais, com apoio de 60 carros e 50 motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez do tráfego, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos e orientar os pedestres. Além disso, 30 reboques da CET-Rio estarão posicionados para imediata desobstrução das vias em caso de acidentes ou quebras de veículos nas rotas de desvio.

O diretor da CET-Rio, Joaquim Diniz, disse que a operação lembra uma “mini Olimpíada”, por causa da mobilização e dos recursos empenhados. Mais uma vez, a recomendação é que a população priorize o transporte público, principalmente trens e metrô, já que os ônibus também terão itinerários alterados por causa das interdições. O metrô terá esquema especial de funcionamento, a partir do dia 24 de fevereiro, quando começa a operar 24 horas por dia, inclusive, a linha 4, que liga a zona sul à Barra da Tijuca.

A Secretaria Municipal de Saúde vai reforçar a equipe para o atendimento pré-hospitalar nas áreas de maior concentração de público durante a programação do carnaval de rua na cidade. Quatro postos serão montados: dois no Centro, um em Copacabana e outro em Ipanema/Leblon. Os pontos de atendimento médico funcionarão nos dias de desfiles previstos no calendário oficial de blocos da cidade.

Ao todo, 210 profissionais de saúde, 70 deles médicos, estarão trabalhando durante o carnaval nos postos para atender os foliões. O esquema também contará com 76 ambulâncias, que terão 76 médicos e 76 enfermeiros dando suporte para o atendimento e auxiliando na remoção dos casos mais graves para hospitais da rede municipal de saúde. Essas transferências serão coordenadas pela Central de Regulação do município. A estrutura dos postos contará com 16 leitos, sendo quatro de suporte avançado; além de dez poltronas de hidratação.

Continua após a publicidade

O presidente da Riotur, Marcelo Alves, ressaltou que a preocupação é gerar conforto e informação para os foliões. Por isso, em locais onde desfilam grande blocos, a sinalização terá grande destaque.

Este ano, o carnaval de rua contará com 31,8 mil banheiros móveis, um aumento de 25% em relação a 2016. O número de ambulantes credenciados para atender aos foliões na venda de bebidas ao longo do percurso dos blocos é de 4,5 mil.

“Há uma união e uma sinergia entre todos os órgãos envolvidos para que a gente possa fazer um carnaval 2017 encantador. A logística de carnaval envolve tanta gente, é uma megaoperação que estamos montando e entregando para a cidade. O Rio de Janeiro está preparado e animado para abraçar os turistas do Brasil e do mundo”, disse o presidente da Riotur.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.