Continua após publicidade

Carioca Nota 10: Evaristo Martins

O restaurador de móveis e atleta Evaristo Martins presta assessoria esportiva gratuita a corredores iniciantes

Por Bruna Talarico
Atualizado em 5 dez 2016, 14h34 - Publicado em 26 abr 2013, 18h53

De prancheta e cronômetro em punho, Evaristo Martins, 54 anos, monitora o desempenho de quem se aventura a correr pela pista de terra batida que rasga os bucólicos jardins da Praça Paris, na Glória. Com mais de 200 provas de corrida e cerca de trinta vitórias no currículo, o atleta alcança ali aquela que considera a melhor de suas performances. De segunda a sexta, sempre ao cair da noite, ele presta, gratuitamente, assessoria esportiva a mais de quarenta corredores. São pessoas que encontraram no esporte um motivo para seguir em frente de preferência, em alta velocidade. Entre seus alunos já figuraram pessoas obesas, com problemas de alcoolismo e drogas e vítimas de depressão. A imensa maioria recuperou o rumo com sua ajuda. “A mudança de vida é quase imediata. Correr faz bem não só para o corpo, mas também para o espírito”, raciocina.

“Acredito na força do esporte para abrir os horizontes das pessoas”

Nascido em Belo Horizonte, Evaristo trocou a capital mineira pelo Rio há trinta anos. Aqui, mora em Benfica e vive do restauro de móveis. É com o dinheiro que obtém nessa atividade que financia o coaching esportivo e, às vezes, até arca com os gastos de corredores que não têm como chegar à Glória. Hoje, com a projeção conquistada pelo trabalho voluntário, Evaristo é figura estimada no bairro, antigo berço da aristocracia carioca. Ele também contribuiu para o resgate da praça, até então mal-afamada e evitada pelos moradores em razão da insegurança de seu entorno. Os aspirantes a atletas foram os primeiros a ocupar a área, antes mesmo da chegada do patrulhamento ostensivo, da iluminação pública reforçada e da recuperação dos jardins. No local, os corredores agora convivem com famílias que passeiam entre os canteiros em estilo clássico. “Meu sonho é conseguir uma estrutura maior e mais profissionalizada para ajudar a transformar a vida de mais gente. Acredito 100% na força do esporte para abrir os horizontes das pessoas”, afirma ele.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.