Continua após publicidade

Cardume de mais de 100 tubarões é flagrado em Ilha Grande. Veja o vídeo

Registro inédito foi feito por pesquisadores do Instituto Mar Urbano, que iniciaram estudos para entender o comportamento da espécie, ameaçada de extinção

Por Luiza Maia
Atualizado em 31 Maio 2023, 18h50 - Publicado em 31 Maio 2023, 18h50
Foto mostra tubarões
Tubarões:  (Instituto Mar Urbano/Reprodução)
Continua após publicidade

Um registro inédito foi feito na Ilha Grande, a cento e cinquenta quilômetros do centro do Rio: pesquisadores do Instituto Mar Urbano flagraram um cardume de 105 tubarões galha-preta. As imagens são de conforto para os cientistas, que se preocupam com o futuro da espécie, atualmente ameaçada de extinção.

+ Prefeitura planeja conceder Mercadinho São José à iniciativa privada

Os animais foram filmados em um local mantido em segredo para proteger a espécie, considerada inofensiva. Apesar de estar em extinção, o tubarão-galha-preta pode ter sua carne encontrada com facilidade no mercado. Segundo o diretor do Instituto Mar Urbano, Ricardo Gomes, o Brasil é um dos maiores mercados de carne de tubarão do mundo, que ganha o nome de “cação”.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Ainda não se sabe o motivo para o aparecimento de tantos tubarões juntos na região. Nos próximos trinta meses, um grupo de pesquisadores seguirá monitorando o cardume para entender melhor o comportamento da espécie. O Projeto Tubarões da Baía da Ilha Grande é apoiado pela Shark Conservation Fund (SCF) junto a IBRACON, a Universidade Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o ICMBio e a ESEC Tamoios.

Além de atuar na área de pesquisa, a iniciativa também busca dialogar com as comunidades de pesca artesanal para entender a dinâmica da pesca (acidental ou direcionada) desses animais na região e fazer um trabalho de educação e conscientização sobre a importância de proteger essas espécies ameaçadas.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

“Nós cariocas cultivamos essa tradição da praia, mas ainda temos uma longa trajetória para avançar na cultura oceânica. Temos uma riqueza muito grande perto de nós que ainda não é conhecida”, ressalta Ricardo Gomes. Segundo o diretor, há pelo menos três anos os pesquisadores buscavam encontrar esses tubarões que vivem na região, até conseguirem a gravação inédita.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.