Com lesões leves, capivara é resgatada após ficar presa em galeria pluvial
Segundo o coordenador de Defesa Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, episódios como esse são mais comuns com jacarés
Não é uma cena incomum no Rio a presença de capivaras em locais próximos à natureza – algumas até mesmo já foram vistas tomando um mergulho na praia durante o verão carioca. Desta vez, o animal foi encontrado preso em uma galeria de água pluvial nesta segunda (23) na Avenida Cônego Vasconcelos, próximo da Praça da Fé, em Bangu, na Zona Oeste. Funcionários da prefeitura faziam reparos na via quando avistaram roedor e acionaram a Patrulha Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
O resgate contou com agentes da Polícia Militar e da CET-Rio e uma retroescavadeira. Com ferimentos leves, a capivara macho, de aproximadamente 5 anos, foi levada ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres, na Universidade Estácio de Sá, em Vargem Pequena. O animal passou pela avaliação de veterinários e, enfim, ganhou novamente sua liberdade ao ser solto no Parque Natural Municipal de Marapendi, no Recreio.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Segundo o coordenador de Defesa Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, José Maurício Padrone, episódios como esse costumam ocorrer de forma mais frequente com jacarés. “É bem mais comum esses episódios de jacarés presos em galerias pluviais na nossa cidade. Com capivara, eu nunca tinha visto. O animal devia estar se dirigindo a um canal da região e não conseguiu sair. O importante é que conseguimos salvá-lo”, declarou Padrone.