Cantora Ananda registra ocorrência contra Ana Paula Minerato por racismo
Integrante do Melanina Carioca procurou a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) após ser chamada de 'empregada de cabelo duro'
A cantora Ananda, do grupo Melanina Carioca, deu queixa, na noite de quarta (27), contra a ex-participante do reality show “A Fazenda” e musa da escola de samba paulista Gaviões da Fiel Ana Paula Minerato, após o vazamento de um áudio nas redes sociais em que ela a ofende com termos como “empregada de cabelo duro” e “neguinha”. O caso foi registrado na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), na região central do Rio de Janeiro, como racismo. A delegada Rita de Cássia Salim Tavares, titular da Decradi, informou que Ana Paula deve ser intimada a prestar depoimento como um dos próximos passos da investigação. Por causa do ocorrido, Ana Paula foi demitida da Rádio Band FM, onde apresentava um programa diário desde 2018, porque suas declarações “não estão alinhadas com os valores e diretrizes da emissora”. Ela também foi desligada de todas as funções na Gaviões da Fiel.
+ Falta d’água faz universidades suspenderem aulas e bares ficam fechados
“Empregada do cabelo duro. Você gosta de cabelo duro? Não sabia que você gostava de mina com cabelo duro. Você gosta de mina com cabelo duro? Cabelo duro você gosta? Você gosta de mina de cabelo duro, de neguinha? Você gosta de neguinha? Porque isso aí é neguinha, né? Alguém ali, o pai ou a mãe, veio da África”, diz Ana Paula, durante uma conversa com o rapper KT Gomez. O áudio vazou na última segunda (25).
Ananda é o nome artístico de Fernanda Lins, de 26 anos e natural de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense e começou sua trajetória musical ainda criança, cantando em igrejas e escolas. Ela é uma das vozes do grupo Melanina Carioca, conhecido pela música ‘Deixa Se Envolver’, que inclui os ex-BBBs Lucas Pizane e Raquele. Em sua carreira solo, Ananda alcançou sucesso nacional com a música viral ‘Quero Que Tu Vá’, de 2018, que tem mais de 95 milhões de visualizações no YouTube e 55 milhões de reproduções no Spotify.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Em um pronunciamento na terça (26), Ana Paula Minerato pediu desculpas pelo ataque racista contra Ananda e disse que vivia um relacionamento abusivo com o rapper KT Gomez. “Eu estou muito mal, porque eu sei que foi algo horrível. Até quero pedir desculpa para todo mundo que se sentiu ofendido, porque realmente foi uma ofensa a uma pessoa que eu nem conheço. Então eu quero muito pedir desculpa para todo mundo, quero pedir desculpa pra Ananda, pedir desculpa de verdade, deixar aqui registrado o meu pedido de perdão”. Nas redes sociais, o rapper afirmou que os áudios foram gravados no mês de setembro, e repudiou as falas racistas de Ana Paula. Em nota, o escritório de advocacia Kupper, responsável pela defesa do artista, negou envolvimento dele com o vazamento. “As alegações feitas em redes sociais são infundadas e absolutamente desprovidas de provas. Até o momento, não foi apresentada qualquer evidência que vincule nosso cliente à divulgação do referido material.”