Com temperatura de quase 40 graus, polícia detém 80 pessoas nas praias
Duas ficaram presas; ao todo, foram realizadas 135 abordagens só na orla de Copacabana, onde foram apreendidas nove facas
Oitenta pessoas foram detidas e levadas para delegacias de Copacabana neste domingo (24) em que os termômetros chegaram a 39,9°C segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o dia mais quente do ano. Com elas foram apreendidas nove facas. As detenções foram feitas por policiais militares que faziam patrulhamento nas areias da praia durante a Operação Verão – mesmo antes da chegada da estação. Do total, duas ficaram presas. Ao todo, de acordo com a corporação, foram feitas 135 abordagens.
+ Menos árvore, mais calor: temperatura varia 11 graus entre bairros do Rio
Com o calor vieram os arrastões. Imagens que circulam em redes sociais mostram confusão e correria na Praia do Leme, neste domingo (24). Alguns banhistas corriam junto ao espelho d’água, outros iam em direção ao calçadão. No fim da tarde, PMs do 19° BPM (Copacabana) foram acionados para atender uma ocorrência de “furtos em série”, como informou, por nota, a corporação. Durante a ação, os agentes foram agredidos e tiveram objetos arremessados contra eles. Segundo a Polícia Militar, dois homens foram detidos e conduzidos à 12ª DP (Copacabana), onde o caso foi registrado. Depois do ocorrido, o policiamento foi reforçado na região. Na Praia do Arpoador, entre Copacabana e Ipanema, uma confusão assustou banhistas e pedestres que passavam pelo local. Um homem foi agredido por um grupo de pessoas após tentar furtar um celular. O suspeito foi preso, e o caso também foi registrado na 12ª DP (Copacabana). Também foram postados flagrantes de pessoas em tetos de ônibus, circulando pelo bairro. De acordo com relatos de moradores, houve furtos a motoristas e pedestres.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Segundo a Polícia Militar, a Operação Verão é realizada em todo o estado, com viaturas e motocicletas. Futuramente, quadriciclos circularão na faixa de areia e tendas serão utilizadas como pontos de apoio aos policiais. Os agentes fazem policiamento ostensivo, abordagens e escoltas de ônibus que saem da orla da capital em direção às regiões do Centro e da Zona Norte, sempre ao final do dia. O reforço tem como objetivo dar mais efetividade ao policiamento preventivo e ostensivo nas ruas internas dos bairros de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca. Participam da Operação Verão cavalos do Regimento de Polícia Montada (RPMont) e cães do Batalhão de Ações com Cães (BAC). Toda a área será monitorada por helicópteros e drones do Grupamento Aeromóvel (GAM), com imagens transmitidas em tempo real para o carro-comando da corporação, baseado no Arpoador.