Continua após publicidade

?Bonde da paz? na Providência

Teleférico instalado na primeira favela brasileira facilita a vida de moradores e revela novos ângulos da cidade aos visitantes

Por Da Redação
Atualizado em 2 jun 2017, 13h00 - Publicado em 17 set 2014, 13h02
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Foto: Cidade Olímpica
    Foto: Cidade Olímpica ()
    dba-02.jpg
    dba-02.jpg ()

    A comunidade que vive no Morro da Providência, considerada a primeira favela brasileira, está participando de um novo momento de transformação. Quatro anos após a chegada da UPP, é a vez do teleférico tornar o alto de um dos morros mais íngremes da cidade mais próximo do asfalto. O sobe e desce nas centenárias ladeiras ficou mais rápido, prático e fácil para os cerca de 5 mil moradores do local e já começa a atrair a atenção de cariocas e turistas, deslumbrados com a vista dos mirantes lá de cima. Com três estações, o serviço liga o morro à Gamboa e à Central do Brasil, em um trajeto de 721 metros, que dura cerca de 5 minutos.

    Publicidade

    As cabines têm ventilação natural e transportam até dez pessoas por vez, sendo oito sentadas e duas em pé. O sistema é semelhante ao utilizado no Teleférico do Alemão, com estações e gôndolas adaptadas para receber portadores de necessidades especiais. Além de melhorar a acessibilidade, o teleférico também deixou orgulhosos os alunos do 5º ano da Escola Municipal Francisco Benjamin Galloti, cujos desenhos estampam as cabines e também deram origem à exposição “A Região Portuária que eu gosto”, que pode ser visitada nas três estações.

    Publicidade

    O serviço é gratuito e sua implementação está sendo realizada em etapas. Nesta primeira fase, que irá até setembro, o funcionamento é das 9h às 11h e das 14h às 16h. Quando estiver em pleno funcionamento, o horário será das 6h às 21h, de segunda a sexta-feira; das 7h às 19h, aos sábados; e das 9h às 18h aos domingos e feriados.

    Continua após a publicidade

    Além do teleférico, os moradores da Providência e de seu entorno ganharam também a Clínica da Família Nélio de Oliveira (batizada assim em homenagem a um antigo morador do local) e uma Casa Rio Digital, espaço de capacitação online e presencial que oferece cursos e oficinas na área tecnológica. Os dois serviços funcionam na Estação Gamboa. Já em frente à Estação Américo Brum, no alto da comunidade, a praça recebeu brinquedos novos e uma Academia da Terceira Idade.

    Publicidade
    dba-04.jpg
    dba-04.jpg ()

    Com o Rio de Braços Abertos

    Carioca é bem-humorado, descontraído. Mas pode ser também engajado e envolvido com as transformações que vêm acontecendo para deixar tudo pronto para os grandes eventos que se aproximam. Para dar um empurrãozinho, a Veja Rio, com o patrocínio da Petrobras e da Prefeitura do Rio de Janeiro, criou o movimento Com o Rio de Braços Abertos, em busca de uma cidade melhor para turistas e, acima de tudo, para quem vive aqui. Acesse: https://www.bracosabertos.com.br

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.