Magrela literária: biblioteca itinerante promove troca de livros na cidade
Projeto estaciona todo primeiro domingo do mês na Praia de Copacabana. Crianças e adultos podem trocar livros usados por novos do acervo
Uma biblioteca sobre rodas é a proposta da BiciBiclioteca, novo projeto que circula pelo Rio a partir desta quinta (5). Com o objetivo de incentivar a leitura entre crianças, jovens e adultos, o acervo itinerante oferecerá livros novos em troca de exemplares usados.
+ De Baby a Pitty, passando por Melim e Criolo com Silva, os shows da semana
O projeto estreia no Galpão Bela Maré, na Nova Holanda, no Complexo da Maré, às 15h30. Alunos da comunidade serão os primeiros a receber a visita da biblioteca, que passará por diferentes endereços até fevereiro de 2024. A BiciBiblioteca também estacionará todos os sábados, a partir do dia 7, na Feira da Teixeira Ribeiro, também na Maré, das 10h às 16h.
Todo primeiro domingo do mês, começando neste dia 8 de outubro, será a vez da bicicleta do conhecimento marcar presença na Praia de Copacabana, no Posto 3, das 10h às 16h. Qualquer pessoa poderá levar um livro que já leu e trocar por um inédito gratuitamente.
De forma paralela ao Rio, a biblioteca faz paradas em Salvador, Recife e São Paulo. Durante a semana, o projeto visita escolas públicas, instituições e organizações sociais com algum tipo de atendimento ou serviço à população, como centros de convivência e espaços culturais. No final de semana, a iniciativa ocupa espaços públicos com grande circulação de pessoas, como praças, feiras e avenidas fechadas para carros. Atividades de contação de histórias e leitura para as crianças também fazem parte da ação.
O acervo total de 6.500 livros é distribuído pelos polos selecionados de cada capital. Nele, estão abrigados títulos internacionais e nacionais, que vão do clássico Era uma Vez, de Hans Christian Andersen e Irmãos Grimm, à coleção Harry Potter, de J. K. Rowling, passando por Meu Crespo é de Rainha, de Bell Books, pelo best-seller juvenil Heartstopper: Dois Garotos, um Encontro, de Alice Oseman; Hibisco Roxo, de Chimamanda Ngozi Adichie; biografias de personagens como Rita Lee, Nelson Mandela e Ingrid Silva; entre muitos outros. Para promover a inclusão, a coleção traz obras em braile: O Menino que Via com as Mãos, de Alexandre Azevedo, e O que Será que a Bruxa está Lavando, de Elizete Lisboa.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Criado em 2017 pela FGM Produções Culturais, para ajudar a democratizar a leitura de forma divertida, o projeto também já passou pelas cidades de Canoinhas (SC), Três Barras (SC), Pacajus (CE), Cambé (PR) e Araçatuba (SP). É possível saber mais sobre a iniciativa no perfil do Instagram da biblioteca.