Barra assume liderança na preferência dos turistas na Semana Santa
Região, que abrange Recreio e São Conrado, antes das Olimpíadas só atraia 30% dos visitantes. Consolidado como destino, hoje soma 87,13% das reservas
A Barra da Tijuca ganhou destaque na preferência dos turistas que procuram o Rio para passar a Semana Santa. Segundo pesquisa da ABIH-RJ e HotéisRio, 87,13% dos quartos reservados para o período estão localizados em estabelecimentos do bairro, do Recreio e de São Conrado. Não por acaso, a região que até a realização dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, tinha pouquíssimas opções de hospedagem, atualmente lidera as reservas. Além de oferecer uma rede hoteleira moderna, por lá as tarifas chegam a ser até 30% mais baratas em comparação à Zona Sul. A grande oferta de restaurantes, atrações naturais e a chegada do metrô ajudam a consolidá-la como um destino turístico em expansão.
+ Carnaval fora de época do Rio está pronto para ser um marco pós-pandemia
De acordo com dados da Hotéis Rio, a Barra recebeu dez mil novos quartos para as Olimpíadas, o que fez aumentar a taxa de ocupação. Na década de 1990, esta taxa se mantinha em 30%. Atualmente, excluindo o período da pandemia de Covid-19, está em torno de 60% – um índice duas vezes maior.
Segundo pesquisa de ocupação para o feriado da Semana Santa, divulgada no dia 8 de abril, até o momento a rede hoteleira do município do Rio registra uma média de 75,70% dos quartos reservados para o período de 15 a 17 de abril. Barra, Recreio e São Conrado lideram o ranking, seguidos de Ipanema/Leblon (81,74%), Copacabana/Leme (79,29%), Flamengo/ Botafogo (60,62%) e Centro (46,96%).
+ Páscoa: veja o que abre e o que fecha no feriadão da Semana Santa
O LSH by OWN LifeStyle Hotel, de frente para a Praia da Barra, é um dos que comemoram os bons resultados, já de olho no feriadão do carnaval fora de época, na próxima semana: a estimativa de ocuapção por lá é de 100%. Durante o feriado oficial de Carnaval, em fevereiro, a ocupação chegou a 90%. Paulistas, mineiros e os próprios cariocas lideraram as reservas.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, atribui o bom resultado geral da procura pelo Rio como destino neste feriadão ao fato de a cidade ser cosmopolita, diversa, com atrativos turísticos reconhecidos internacionalmente, inúmeras opções culturais e gastronômicas e à proximidade com importantes destinos emissores: “É um turismo doméstico, com turistas oriundos de São Paulo, capital e interior, e Minas Gerais”.