Continua após publicidade

Curta, você está na Barra: bairro carioca ganha ampla programação cultural

Endereço dos maiores shoppings e casas de shows da cidade, a Barra da Tijuca vem ganhando atrações que atraem cariocas de todo canto

Por Marcela Capobianco
19 Maio 2023, 06h00

Na tarde do primeiro sábado de abril, o intenso movimento de veículos na Avenida das Américas era digno de hora do rush em dia útil. Mais de 60 000 pessoas tinham como destino o Parque Olímpico, onde o cantor de pagode Thiaguinho entoaria sucessos por horas a fio. A poucos passos dali, a Jeunesse Arena se preparava para receber 7 000 fãs de Fábio Jr, a grande estrela da noite. No mesmo horário, Ney Matogrosso subiria ao palco do Qualistage, o eterno Metropolitan, no shopping Via Parque. Já no VillageMall, o público se enfileirava na entrada do Teatro Multiplan para assistir ao musical Mamma Mia. Por muito anos criticada pela falta de opções culturais, a Barra da Tijuca se tornou um inequívoco polo de entretenimento que em nada deve à Zona Sul. “Por muito tempo, o morador da região teve de se deslocar. Agora, é ao contrário: gente de toda a cidade e até de outros estados desembarca aqui”, celebra Bernardo Amaral, sócio do Qualistage, que no primeiro ano de funcionamento recebeu grandes nomes da música de todos os tempos como A-ha, Jorge Drexler, Hanson, Liam Gallagher, Jack Johnson e Paramore.

Com 136 000 moradores, segundo o Censo de 2010, e projeção de crescimento de 80% na próxima aferição, a região da Grande Barra abriga hoje oito espaços para eventos de maior porte, que despertam a atenção de diferentes públicos. “Os frequentadores do Ribalta compram o ingresso sabendo que serão recebidos com manobrista na porta e tapete vermelho, enquanto o Espaço Hall, antigo Barra Music, tem um perfil mais informal”, explica Fabiano Fonseca, sócio-diretor da Foccus Entretenimento, responsável pela gestão artística de ambos os endereços. “Em abril, Péricles lotou as duas casas em um intervalo de nove dias”, lembra. A programação de cada local, no entanto, é pensada separadamente, sem interação entre os concorrentes. “Nosso trabalho movimenta a economia, gera empregos e lota hotéis, mas sinto falta de um esforço de governança do poder público em relação às agendas, para evitar conflito e estresse com os moradores”, observa Silvia Albuquerque, diretora regional da GL events Brasil, que opera o RioCentro e a Jeunesse Arena, onde a estrela Alicia Keys fez um show de sua turnê internacional.

Jeunesse Arena: palco para grandes estrelas internacionais como Alicia Keys
Jeunesse Arena: palco para grandes estrelas internacionais como Alicia Keys (./Divulgação)

Marca registrada do bairro, os shoppings aproveitam o embalo cultural e investem pesado em opções de lazer e entretenimento que façam brilhar não só os olhos da criançada, mas também os dos adultos. No ano passado, Via Parque e BarraShop­ping abrigaram exposições imersivas inspiradas na obra de ninguém menos que Van Gogh (1853-1890), o holandês que sacudiu a arte moderna. “Num fim de semana em que consigo unir uma boa atração infantil a três grandes shows no Qualistage, o fluxo de clientes cresce 30%”, diz o superintendente do Via Parque, Rodrigo Machado. Em junho, a mostra Mundo Pixar, que levou mais de 300 000 pessoas ao shopping Eldorado, em São Paulo, aporta no BarraShopping recriando cenários — perfeitos para vídeos e fotos, evidentemente — de clássicas animações, como Divertidamente, Procurando Nemo e Carros. “Quando ainda nem se falava em incrementar a experiência do cliente, nós erguemos no Natal de 1995 o castelo da Cinderela e um rinque de patinação. Entendemos que, se a pessoa está feliz dentro do shopping, ela acaba comprando alguma coisa”, resume Gabriel Palumbo, diretor regional da Multiplan, holding que administra BarraShopping, VillageMall e New York City Center.

Os serviços e a gastronomia são preciosos pilares na busca dos shoppings para atrair e agradar frequentadores. Empreendimentos como o CasaShopping e o Rio Design Barra já deram suas guinadas, distanciando-se da decoração e cooptando grifes da boa mesa. No primeiro, o Entre Amigos ressuscita, desde 2021, os tradicionais sabores do Antiquarius. Já o segundo acaba de abrir três operações do chef Pedro de Artagão numa única tacada: Irajá Redux e os botecos Rainha e Princesa. “Nosso público estava sedento por um bom chope. Essas inaugurações vão me trazer uma série de problemas bons. Vou precisar instalar mais quebra-molas no estacionamento”, brinca Henrique Baez, superintendente do Rio Design Barra. “No shopping tenho um público fiel, que vai a restaurantes quase todos os dias e ainda aproveita a estrutura de lazer e entretenimento”, observa a chef Heaven Delhaye, que comanda cozinhas no VillageMall e no Vogue Square. Como se vê, opções não faltam para sorrir. Afinal, você está na Barra.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.