Clique e assine por apenas 4,90/mês

Barqueata e SUPeata no sábado criticarão descaso com praias do Rio

Eventos na Barra da Tijuca e na Marina da Glória começam às 9h

Por Redação Veja Rio - Atualizado em 2 jun 2017, 12h30 - Publicado em 6 ago 2015, 18h59

No próximo sábado, dois protestos exigirão que as autoridades cariocas passem a dar maior atenção às praias da cidade. Marcadas para as 9h, as manifestações acontecem na Barra e na Marina da Glória.

+ Em março, praias cariocas foram reprovadas em teste da Prefeitura

Na zona oeste, a SUPeata reunirá praticantes de SUP (stand up paddle) e outras modalidades de esportes aquáticos. A ideia dos organizadores é partir do canal da Lagoa de Marapendi em direção da Ilha da Gigoia, retornando finalmente ao ponto inicial. Eles solicitam que os participantes estejam vestindo camisas pretas para criticar a poluição dos canais e lagoas do Rio de Janeiro. Na página do evento no Facebook, mais de 700 pessoas já confirmaram presença.

Ecobarreira na Baía de Guanabara: solução paliativa
Ecobarreira na Baía de Guanabara: solução paliativa

Já na zona sul, a Marina da Glória será palco da Barqueata por uma Baía Viva. Espera-se que cerca de 50 barcos participem do protesto, que vai começar Marina, passar pela Ilha da Laje e terminar com um evento cultural com temática ambiental Aterro do Flamengo. A expectativa é que a manifestação dure 1 hora e meia. Mais de 500 pessoas já confirmaram presença no Facebook.

+ Em abril, poluição tirou São Conrado do Circuito Mundial de Surfe

Na semana passada, um levantamento internacional apontou que existe um alto risco de contaminação para os atletas que vão competir na Baía de Guanabara durante as Olimpíadas. O motivo é sujeira da água, que está em níveis muitos superiores aos adequados no local. 

Publicidade