Baleias-francas nadam bem perto de surfistas em São Conrado. Veja vídeo
Baleia-franca e seu filhote foram avistados na manhã de quarta (26) a cerca de 600 metros da orla
Surfistas e banhistas que curtiam a Praia de São Conrado na manhã desta quarta (26) foram presenteados com a passagem de ilustres visitantes. Duas baleias foram flagradas nadando a cerca de 600 metros da praia.
+ Ginasta de 11 anos vende biscoitos para disputar competição na Holanda
Era por volta de 10h quando o surfista Éric Poseidon, de 42 anos, observou a movimentação no mar e ficou surpreso com a presença dos animais. A baleia e seu filhote passaram ao lado do instrutor de surfe, que registrou o momento emocionante com uma câmera, e mais dois jovens que pegavam onda no local.
Imagens também foram feitas por meio de um drone pelo fotógrafo Joel Mendonça, que faz parte do grupo ‘Salvemos São Conrado’. Os mamíferos, inicialmente reconhecidos como baleias-jubarte, foram identificados depois por especialistas como baleias-francas.
Com aparições mais comuns na região Sul do Brasil, especialmente em Santa Catarina, a espécie foi extremamente caçada no passado na região da Baía de Guanabara. O reaparecimento das baleias indica que a espécie tem recuperado áreas antigas onde vivia. De forma semelhante à jubarte, a baleia-franca pode alcançar de 12 a 16 metros de comprimento, mas são mais pesadas, podendo atingir 60 a 80 toneladas, enquanto as jubartes chegam a 40 toneladas.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui