Bairros das zonas Norte e Oeste terão aumento maior na conta de água
O menor índice autorizado para o reajuste foi de 9,83%, justamente para os consumidores da Zona Sul

Carioca, prepare o bolso. Ainda mais quem é morador das zonas Norte e Oeste, porque a conta de água vai aumentar a partir de 2025. O reajuste autorizado pela Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Rio de Janeiro (Agenersa), inclusive, está valendo desde o início de dezembro.
+ O perigo causado pelas arminhas de gel, moda no Natal
O menor índice autorizado foi de 9,83% para os consumidores da Zona Sul, região com maior poder aquisitivo. Esse valor representa mais que o dobro da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que foi de 4,87% ao longo de 2024.
O maior percentual, de 14,28%, será pago pelos moradores de municípios da Baixada Fluminense e da Zona Oeste da cidade.
+ 13 motivos para celebrar o Réveillon no Rio de Janeiro
Já os bairros do Centro da cidade e da Zona Norte do Rio, além de outros oito municípios da Baixada Fluminense, terão aumento de 12,77%. Na região da Barra e Jacarepaguá o reajuste vai ser de mais 11,49%.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Vale lembrar que o reajuste vem justamente numa época em que diversos bairros do Rio de Janeiro e parte da Região Metropolitana sofrem com a falta d’água. No início do mês, alguns locais chegaram a ficar sem abastecimento por mais de dez dias.
Presidente da Comissão de Saneamento Ambiental na Alerj, o deputado estadual Jari Oliveira (PSB) entrou com recurso no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro para reverter o aumento. A ação questiona os cálculos utilizados para a concessão do reajuste tarifário.