Continua após publicidade

Humanidade sob censura

Em Assim Vivíamos, na Caixa Cultural a partir de terça (18), o fotógrafo russo Vladimir Lagrange mostra como enfrentou com olhar poético a repressão soviética

Por Rafael Teixeira
Atualizado em 5 dez 2016, 13h47 - Publicado em 14 mar 2014, 20h05

Em certa ocasião, o fotógrafo russo Vladimir Lagrange teve o retrato de um minerador censurado na revista para a qual trabalhava. A justificativa do editor: o rosto imundo do personagem, clicado em seu ambiente de trabalho, não parecia a representação mais adequada do homem soviético. Nascido em 1939, Lagrange enfrentou no dia a dia profissional o clima policialesco instaurado pelo regime comunista. Mas a maioria de suas fotos, curiosamente, não revela nenhum cunho político – ou pelo menos não no sentido estrito da palavra. Seu olhar embebido de poesia se voltou para o cotidiano do homem simples na antiga União Soviética, como revela a mostra Assim Vivíamos, em cartaz a partir de terça (18) na Caixa Cultural. Primeira exposição do fotógrafo na América Latina, organizada sob a curadoria de Luiz Gustavo Carvalho, a individual traz 65 imagens em preto e branco de cenas prosaicas, a exemplo de uma aula de balé infantil e de uma reunião de jovens em festa na Praça Vermelha, em Moscou. Aos mais interessados, vale o aviso: no dia da abertura, às 15 horas, a Caixa recebe o próprio Lagrange, 74 anos, para um bate-­papo com a plateia. Não haverá distribuição de senhas, mas convém chegar cedo para garantir lugar.

Caixa Cultural – Galeria 4. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ? Carioca. → Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 25 de maio. A partir de terça (18).

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.