Arminhas de gel: especialistas alertam para perigo de lesão nos olhos
Segundo Sociedade Brasileira de Oftalmologia e Inmetro, impacto das esferas usadas como munição pode causar lesões irreversíveis

As armas de gel vendidas como brinquedo não têm nada de inofensivas, alertam especialistas. Além de serem confundidas com armas de verdade, o que já provocou tragédias, elas também podem causar ferimentos graves, sobretudo à visão. A Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) advertem que as esferas podem causar lesões irreversíveis: quando disparadas, elas têm o poder de perfurar o globo ocular, causar descolamento de retina e até levar à perda total da visão, sem contar hematomas, inflamações e cortes profundos em várias partes do corpo.
+Vendas de armas de gel, proibidas para menores, aumentam no Natal
Essas armas não são classificadas como brinquedos e por isso, segundo o Inmetro, não devem ser usadas por menores de 14 anos. Mas elas são comercializadas livremente. Segundo a Lei 9.437, de 1997, que instituiu o Sistema Nacional de Armas (Sinarm), é proibida a venda de simulacros que possam parecer armas de fogo reais. Por isso que o armamento de airsoft precisa ter a ponta do cano laranja. Mas ainda é nebuloso se as armas de gel podem ou não ser consideradas simulacros. Tanto que a Assembleia Legislativa do Rio e a Câmara de Vereadores vão discutir no início do próximo ano a proibição da venda desses artefatos.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Na semana passada, o policial penal Henry dos Santos Oliveira, de 51 anos, foi morto em Santa Cruz, Zona Oeste, após testemunhar um assalto a um depósito de bebidas. Ele chegou a sacar sua pistola para os criminosos, mas a guardou após achar que eles estavam com uma arma de gel. Em seguida, ele foi baleado por quatro assaltantes e morreu na hora.
+ Armas: por que colocar nas mãos de crianças imitações do que nos ameaça?
+ Alerj tem projeto de lei para vetar armas com munição de gel
+ Entregador foi morto ao ser visto em foto com arma de gel, afirma família
+ Novo paintball? Quais são os perigos da arminha de gel, que chegou ao Rio