Continua após publicidade

Após reforma, Casa de Cultura Laura Alvim reabre suas portas

Em 1983, seis meses antes de morrer, Laura Alvim doou o casarão ao estado, com a condição de que virasse um centro cultural

Por Heloíza Gomes
Atualizado em 5 dez 2016, 11h02 - Publicado em 1 out 2016, 01h00

A Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, reabriu suas portas, no último dia 19, depois de uma ampla reforma. E, assim, dá continuidade a sua vocação cultural, traçada pela antiga proprietária. A casa foi construída entre 1906 e 1910, ano em que Laura Alvim, com apenas 8 anos, se mudou para lá. A menina cresceu e decidiu ser atriz, mas o pai não deixou. Ao herdar o imóvel, construiu um palco onde declamava para os amigos e que também emprestava a atores para que ensaiassem suas peças. Nos anos 1960, falida, Laura passou a alugar os cômodos da casa para imigrantes nordestinos, e o local ficou conhecido como República do Ceará. Em 1983, seis meses antes de morrer, doou o casarão ao estado, com a condição de que virasse um centro cultural. Três anos depois, o espaço foi inaugurado.  

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.