Continua após publicidade

Uma viagem à Amazônia

A região inspira ampla mostra no CCBB com 300 peças, entre obras de arte e objetos históricos

Por Rafael Teixeira
Atualizado em 5 dez 2016, 15h34 - Publicado em 25 Maio 2012, 21h27

A menos de um mês da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, o CCBB se aproxima do tema através da arte. Criação de artesãos de Parintins, uma grande árvore com animais da floresta, além de pés de açaí e guaraná, será montada na rotunda. A instalação é uma das atrações de Amazônia, Ciclos de Modernidade.

Com curadoria de Paulo Herkenhoff, a exposição reúne cerca de 300 peças, entre obras de arte e objetos variados. Técnicas e suportes usados são os mais diversos: há fotografias, pinturas, aquarelas, desenhos, esculturas e vídeos. Entre os 76 artistas reunidos há nomes de nacionalidades e épocas distintas. Têm destaque os estrangeiros, a exemplo de Joseph Léon Righini (c.1820-1884). Do pintor italiano foram escolhidos os óleos Vistas do Brasil, Residência às Margens do Rio Anil, de 1862, e Belém do Pará, de 1868. O polonês Frans Krajcberg mostra uma escultura sem título. Apaixonado pela cultura brasileira, o francês Pierre Verger (1902-1996) é o autor de nove fotografias de Belém. A capital paraense também é retratada na tela Avenida São Jerônimo, de Antônio Parreiras (1860-1937). Representantes da arte contemporânea nacional, como Adriana Varejão e Cildo Meireles, também estão presentes.

Completam o acervo objetos de uso cotidiano de tribos indígenas. São colares, instrumentos musicais, máscaras, cocares e cuias cedidos pelo Museu Paraense Emílio Goeldi e pelo Museu do Índio. A Biblioteca Nacional contribuiu com manuscritos, documentos e acervo iconográfico relacionados ao tema.

Amazônia, Ciclos de Modernidade. Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Terça a domingo, 9h às 21h. Grátis. Até 22 de julho. A partir de terça (29).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.