Alerta: Vigilância Sanitária denuncia golpe de falsa fiscalização no Rio
Golpistas se passam por representantes do instituto para pedir dinheiro via transferência bancária ou Pix
O Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (Ivisa-Rio) usou as redes sociais para alertar sobre golpes aplicados por criminosos que se passam por representantes do órgão. Os golpistas têm aproveitado o momento em que os cariocas precisam regularizar a Taxa de Licenciamento Anual, com limite de pagamento até 30 de abril, para pedir dinheiro por meio de transferências bancárias e PIX.
+ Mulher dá à luz em enchente, e bebê é socorrido de barco na Baixada
Segundo a Vigilância Sanitária municipal, as denúncias sobre os golpes têm chegado a todo momento. O Ivisa-Rio esclarece que não realiza ligações ou envia mensagens para avisar previamente a realização de fiscalizações, nem para solicitar documentos, informações bancárias e confidenciais. As ações de fiscalização sanitária também não envolvem qualquer tipo de cobrança.
Os servidores do Instituto, durante as ações, devem estar identificados com coletes, crachás e apresentar a ordem de serviço. “Falsa fiscalização é crime”, reforçou o Ivisa em comunicado. A orientação é para que, caso alguém receba ou testemunhe um contato suspeito, denuncie pelo canal de atendimento 1746 e entre em contato com a polícia.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui