Continua após publicidade

Agenda relata os principais acontecimentos da MPB

Históias e curiosidades sobre o Rio e seus habitantes

Por Lula Branco Martins
Atualizado em 2 jun 2017, 12h25 - Publicado em 26 set 2015, 01h00

Areias escaldantes

Pombo é um bicho complicado. Para muitos, representa um belo símbolo da paz. Os detratores o classificam como “a barata das aves”, pois ele frequenta lugares sujos e põe o bico em comidas para lá de passadas. Paula Dutra, mineira-carioca e fotógrafa profissional, não se mete em polêmicas — fez este clique no mês passado, com a areia de Ipanema desfocada e o Morro Dois Irmãos compondo a paisagem lá atrás. O pombinho foi retratado para fazer parte do ambiente bolado pelas arquitetas Fernanda Dorta e Nívea Tavares (“Apartamento Carioca”), dentro da Morar Mais por Menos, mostra de decoração em cartaz na sede do Flamengo, na Lagoa. No espaço há outras três dezenas de fotos em que o Rio é a estrela.

Calendário com pegada musical

Editada desde 2004, a próxima Agenda Música Brasileira acaba de sair, com festança que parou o bar Bip Bip, em Copacabana, no domingo (20). Com o calendário de 2016, tem texto de Luís Pimentel e ilustrações de Amorim. Relata, dia a dia, os principais acontecimentos que envolvem a MPB, e ainda datas de nascimento e morte de cantores e compositores ­­— é curioso notar as coincidências (veja os exemplos abaixo). A editora é a Myrrha, e a agenda é vendida a 20 reais pela internet, através do site www.revistamusicabrasileira.com.br e em alguns pontos que bem representam a musicalidade do Rio, como o próprio Bip Bip, além da Toca do Vinicius e da Livraria da Funarte. Desvendou as caricaturas da capa? São, da esquerda paraa direita, Beth Carvalho, Aldir Blanc, João Bosco, Alceu Valença, Maria Bethânia e Belchior.

Infografico
Infografico ()
Continua após a publicidade

25 anos

É o tempo que faz desde que foi rodado Lua de Cristal, longa com Xuxa Meneghel e Sérgio Mallandro. O filme de Tizuka Yamasaki consta, veja só, da lista de atrações do Festival do Rio, evento famoso por reunir o maior número de cinéfilos-cabeça por metro quadrado, que vai começar na quinta (1‚). A produção está na mostra Midnight Movies. Na trama, a bela é uma moça que sai do interior para estudar canto na cidade grande. Logo no início, a personagem de Xuxa (com 27 anos na época) chega à Praça Mauá de camiseta, aparentemente sem sutiã. Mas esqueça a nudez, pois não há.

Olha no buraquinho

Os mais novos talvez não estejam familiarizados com esta imagem. Mas é um clássico. Trata-se de uma máquina fotográfica antiga, conhecida como lambe-lambe, quase desaparecida da cidade. Mas é através de seu buraquinho que serão vistas, em outubro e novembro, em praças cariocas, pequenas cenas, historietas de dois minutos apresentadas com bonecos de manipulação, dentro do projeto O Rio de João, que se vale de textos do início do século XX, do cronista João do Rio. A intervenção urbana da Secretaria Municipal de Cultura terá o pontapé inicial na Praça XV e na Ladeira da Misericórdia, no Centro, no dia 24 do mês que vem, com cinco dessas caixinhas em cada núcleo, para evitar filas.

Continua após a publicidade
Lambe lambe
Lambe lambe ()

Revoltosos da atlântica

O Forte de Copacabana completa 101 anos na segunda (28) e aproveita a data para intensificar a programação do Museu Histórico do Exército, que funciona lá dentro. Está em cartaz uma mostra de quadros de Álvaro Martins, um dos pintores que mais retrataram episódios envolvendo as Forças Armadas. A obra acima remete ao levante intitulado Revolta dos Dezoito do Forte. O óleo sobre tela é exposto com a seguinte legenda: “No dia 6 de julho de 1922, em defesa de ideais patrióticos, os militares do Forte de Copacabana marcharam contra o governo na Avenida Atlântica”. No domingo (27), como parte dos festejos de aniversário, haverá corrida na praia, com os atletas saindo de lá e para lá retornando.

Revolta dos Dezoito do Forte
Revolta dos Dezoito do Forte ()
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.