Continua após publicidade

Ação que cria pedido de socorro silencioso de mulheres é aprovada no Rio

O programa é uma forma das vítimas de violência doméstica pedirem ajuda em estabelecimentos, mostrando a palma da mão com uma marca na forma de X

Por Agência Brasil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 19 fev 2021, 13h09 - Publicado em 19 fev 2021, 13h05

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou a criação de um novo programa de cooperação para ajudar mulheres vítimas de violência doméstica. O Código Sinal Vermelho é uma forma silenciosa das mulheres pedirem ajuda em repartições públicas e estabelecimentos privados, mostrando a palma da mão com uma marca na forma de x, escrita preferencialmente na cor vermelha.

+ Covid-19: segunda dose da vacina começa a ser distribuída no Rio

A partir daí, o atendente deverá ligar imediatamente para o número 190. E, sempre que possível, conduzir a vítima de forma discreta para algum lugar reservado, e coletar seu nome e endereço, para auxiliar no atendimento das forças de segurança.

O projeto é da deputada Mônica Francisco e se inspira em uma campanha semelhante realizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

A medida já foi aprovada em discussão única, e agora depende apenas da sanção do governador em exercício Claudio Castro para entrar em vigor. Ao Executivo também vai caber regulamentar o programa, e ainda promover campanhas para informar as vítimas sobre como pedir ajuda, afixando cartazes no interior dos estabelecimentos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.