Vamos ajudar? 10 mil moradores em situação de rua passam frio no Rio
Secretaria de Assistëncia Social já arrecadou 2 toneladas de agasalhos e oferece 184 vagas a mais em abrigos, NorteShopping renova campanha de acolhimento
Desde o dia 18 de maio, quando foi iniciada a operação especial de frio, a Secretaria municipal de Assistência Social (SMAS) acolheu 10.237 moradores em situação de rua no Rio. Para tentar amenizar o sofrimento dessa população, o órgão renova, a partir desta quarta (10), sua parceria com o NorteShopping, que disponibilizará pernoite por um mês para 30 pessoas. A campanha deste ano da secretaria já arrecadou mais de duas toneladas de agasalhos e está oferecendo 184 vagas a mais de acolhimento, além das do NorteShopping.
+ Escola Britânica investiga caso de aluno que teria levado arma ao colégio
Do grupo atendido no ano passado pelo shopping da Zona Norte, 11 pessoas saíram empregadas. O suporte para recolocação profissional está incluído no pacote que oferece ainda acolhimento, abrigo, roupas, produtos de higiene pessoal.
“A parceria da gestão pública com a iniciativa privada tem a força para promover o resgate da condição social dessa população”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Maria Domingas Pucú.
Os participantes do NorteShopping Acolhedor chegam ao shopping no período da tarde a bordo das vans da Secretaria municipal de Assistência Social. Eles são recepcionados e direcionados ao banho e higiene pessoal. Em seguida, o time do shopping serve o jantar e, ao término, os cidadãos têm tempo livre para entretenimento, como TV, mesa de totó, ping pong, espaço de leitura com livros e palestras. Às 22h, as luzes se reduzem no espaço para que todos possam dormir. Durante todo o período, permanece no local a equipe de suporte, composta por vigilante, bombeiro civil e educador social da prefeitura do Rio. Ao amanhecer, os acolhidos recebem, ainda, o café da manhã e toda a assistência da equipe da SMAS, como auxílio para a retirada de documentos.
+ Obra de Tarsila, trabalho espiritual e o golpe de 725 milhões de reais
Um dos casos de sucesso da edição 2021 foi o de Rogério Valitch, 55 anos. Na época, ele tinha ficado desempregado por conta da pandemia e se encontrava em situação de rua. Foi acolhido e contratado como controlador de trânsito do NorteShopping. Em agosto deste ano, Rogério completa um ano na função e celebra a vida completamente refeita: “O NorteShopping Acolhedor foi algo inédito para mim. O trabalho aqui está permitindo que eu reestruture a minha vida. Cheguei aqui e me senti em uma nova família, já tenho minha casa e estou comprando as minhas ferramentas (de construção) aos poucos. Hoje, gosto muito mais da pessoa que eu sou e me tornei”.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Entre 18 de maio e 3 de agosto, a SMAS acolheu 10.237 pessoas em situação de rua tanto no trabalho de abordagem especializada nas ruas, como nos espaços emergenciais (Campo Grande, Centro, Botafogo, Flamengo e Méier). Foram distribuídas 1.969 peças de frio – doadas na Campanha do Agasalho 2022 – e 11.054 refeições. Os atendimentos em vários pontos da cidade somaram 34.397.