Clique e assine por apenas 7,90/mês
Zazá Piereck Por Blog

Dicas para manter sua casa organizada na quarentena

Um guia prático de tarefas para pessoas desacostumadas ao dia a dia da organização de suas próprias casas

Por Zazá Piereck - Atualizado em 24 mar 2020, 17h21 - Publicado em 24 mar 2020, 17h08

Morei na casa dos meus pais até os 17 anos onde, filha de classe média mau acostumada, encontrava a minha cama arrumada quando voltava da escola, o almoço sempre quente e servido na mesa e a roupa limpa no armário. Ao sair de casa para fazer faculdade, minha rotina se alterou completamente. Não tinha ajuda para limpar a casa, nem para cozinhar e ainda tinha que estudar e correr para o estágio.  Por que conto isso numa hora dessas? Por que, embora as situações sejam formalmente distintas, a disciplina foi a chave para que não me perdesse no meio do caos naquele momento e o é agora também.

Hoje moro numa casa com marido, 2 filhos, 3 cachorros, 2 gatos, jardim e piscina. Eu e meu marido saíamos para trabalhar de manhã e voltávamos a noite. Meus filhos saiam para estudar, fazer estágios e outras atividades e também voltavam no final do dia. Por conta da quarentena, adiantamos as férias de todos os funcionários que nos ajudavam nesse dia-a-dia. Agora estamos todos em casa. E apenas nós. Meus filhos estão assistindo aulas on line e eu e meu marido ainda temos pendências trabalho a ser feito.

E é aqui que gostaria de chegar, com a pandemia mais uma vez a realidade cotidiana se alterou bruscamente e para nos adaptar tivemos que nos organizar com planejamento e disciplina. Gostaria de dividir com vocês algo que me ajudou quando eu era uma adolescente recém-saída de casa e me ajuda imenso agora: Uma lista de tarefas para manter minha casa funcionando. Para os que tiram isso de letra, desconsiderem e me perdoem pela obviedade, mas para aqueles  e aquelas cuja vida se passava muito do lado de fora de casa, talvez ajude.  A intenção é essa. A lista abaixo é de tarefas que elenquei e fazem sentido para minha família. Você pode tirar o que é desnecessário e acrescentar o que ficou faltando, além de estabelecer horários para praticar alguma atividade física, intelectual e, por que não, espiritual. O importante é não acordar sem horários e não saber nem por onde começar.  Estabelecer uma rotina nos dias de semana ao menos é fundamental para nos mantermos sãos.

zz piereck/Arquivo pessoal
zz piereck/Arquivo pessoal
Publicidade