Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Vinoteca Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos

A relação entre o vinho e a surdez de Beethoven

Você sabia que foi a bebida que causou a surdez e a morte do grande compositor alemão? 

Por Marcelo Copello Atualizado em 29 mar 2021, 17h48 - Publicado em 24 mar 2021, 14h04

Esta sexta, 26 de março, é aniversário de 194 anos da morte de Beethoven.

Você sabia que foi o vinho que causou a surdez e a morte do grande compositor alemão, Ludwig van Beethoven? Essa foi a conclusão a que chegaram os cientistas ingleses que em 2012 apresentaram um estudo sobre o assunto.

A causa de sua surdez e da morte de Beethoven sempre foram um mistério até que estudos feitos em fragmentos de cabelo e de seu crânio, encontraram uma dose de chumbo 40 vezes superior ao máximo aceitável.

A conclusão é que este chumbo viria do vinho, pois desde a Antiga Grécia até o século XIX era uma prática comum usar chumbo para “adoçar” e conservar vinhos.

Beethoven era de uma família ligada ao vinho, seu avô e seu bisavô eram comerciantes da bebida.

Continua após a publicidade

Ele adorava vinho, chegava a beber 3 garrafas inteiras ao dia (a ponto de ter cirrose) e dizia ter no vinho uma grande fonte de inspiração para compor. Ele tinha paixão por vinhos austríacos (morou próximo à Viena) e por rieslings alemães, é claro, e do húngaro Tokaji.

Não custa lembrar que hoje não se usa mais chumbo no vinho. Você pode degustar sua taça sem medo, de preferência ao som de uma das 9 sinfonias.

Até em seu leito de morte o vinho esteve presente. Poucas semanas antes de nos deixar Beethoven pediu a seu editor que lhe enviasse uma remessa de rieslings de Rheingau. O vinho chegou um dia antes de sua morte. Ao receber a notícia de que finalmente havia recebido o vinho, Beethoven percebeu que não seria capaz de bebê-lo. As últimas palavras que ele murmurou foram: “Pena, pena, é tarde demais”.

Leia também:

Siga @marcelocopello no Instagram e fique por dentro do mundo do vinho

Continua após a publicidade
Publicidade