Vinho é litragem e comparação

Por Marcelo Copello   Hoje vou sugerir para vocês um exercício, isso mesmo exercício, ou você pensa que só os atletas se exercitam? E o exercício não é levantamento de taça não, é comparação de vinhos!   Eu sempre digo que degustar é comparar, e no vinho experiencia é litragem. Eu digo a meus velhos […]

Por Marcelo Copello

 

Hoje vou sugerir para vocês um exercício, isso mesmo exercício, ou você pensa que só os atletas se exercitam? E o exercício não é levantamento de taça não, é comparação de vinhos!

 

Eu sempre digo que degustar é comparar, e no vinho experiencia é litragem. Eu digo a meus velhos amigos: “nos conhecemos a muitos e muitos litros”!

 

 

Bom, o exercício então é reunir alguns amigos, 4 casais por exemplo, e comprar uma garrafa de vinho por casal. Compre 4 vinhos da mesma uva. Esconda ou embrulhe as garrafas de modo que ninguém veja os rótulos e sirva os 4 vinhos às cegas e ao mesmo tempo em 4 taças numeradas. Em seguida peça que todos anotem em um papel, o que acharam de cada vinho: qual o que mais gostaram, o que menos gostaram, o mais forte, o mais fraco, o mais tânico/áspero, o mais ácido/fresco, o mais encorpado, o mais leve, o mais claro, o mais escuro e que aromas perceberam em que vinho. Depois compare o que cada um escreveu, você vai se surpreender e aprender muito!

 

 

 

Saúde!

 

Leia também: Vinte lições em vinte anos de litragem

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s