Clique e assine por apenas 4,90/mês
Vinoteca Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos

Vinho é litragem e comparação

Eu sempre digo que degustar é comparar, e no vinho experiencia é litragem. Eu digo a meus velhos amigos: “nos conhecemos há muitos e muitos litros”!

Por Marcelo Copello - Atualizado em 7 Maio 2020, 07h55 - Publicado em 5 Maio 2020, 18h00

Hoje vou sugerir para vocês um exercício, isso mesmo exercício, ou você pensa que só os atletas se exercitam? E o exercício não é levantamento de taça não, é comparação de vinhos!

Eu sempre digo que degustar é comparar, e no vinho experiencia é litragem. Eu digo a meus velhos amigos: “nos conhecemos  há muitos e muitos litros”!

Bom, o exercício então é reunir alguns amigos, 4 casais por exemplo, e comprar uma garrafa de vinho por casal. Compre 4 vinhos da mesma uva. Esconda ou embrulhe as garrafas de modo que ninguém veja os rótulos e sirva os 4 vinhos às cegas e ao mesmo tempo em 4 taças numeradas. Em seguida peça que todos anotem em um papel, o que acharam de cada vinho: qual o que mais gostaram, o que menos gostaram, o mais forte, o mais fraco, o mais tânico/áspero, o mais ácido/fresco, o mais encorpado, o mais leve, o mais claro, o mais escuro e que aromas perceberam em que vinho. Depois compare o que cada um escreveu, você vai se surpreender e aprender muito!

Valeu pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para curtir minha página no Facebook e minhas postagens no Instagram.

Continua após a publicidade

Saúde!

Marcelo Copello

Publicidade