Imagem Blog

Vinoteca Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos
Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos
Continua após publicidade

Vinho e Chocolate

Por Marcelo Copello Um tema controverso no mundo do vinho é se vinho e chocolate combinam. Eu já fiz muitas experiências e posso afirmar com segurança que sim – vinho e chocolate podem ser uma excelente combinação, desde que com o chocolate certo com o vinho certo. Adianto que os piores chocolates e que realmente são difíceis […]

Por marcelo
Atualizado em 25 fev 2017, 17h35 - Publicado em 23 mar 2016, 21h08

Por Marcelo Copello

Um tema controverso no mundo do vinho é se vinho e chocolate combinam. Eu já fiz muitas experiências e posso afirmar com segurança que sim – vinho e chocolate podem ser uma excelente combinação, desde que com o chocolate certo com o vinho certo.

choco e vinhoAdianto que os piores chocolates e que realmente são difíceis de combinar com vinho são o chocolate branco e o chocolate ao leite. O ideal é usar chocolates com menos gordura, menos açúcar e com um teor maior de cacau, entre 40% e 80%.

Vou dar algumas dicas de que vinhos combinar com chocolates:

1-O mais fácil de combinar com chocolate são os tintos fortificados  como o Vinho do Porto. Para estes o ideal são chocolates de teores de cacau alto, entre 60% e 80%, que podem ser puros ou com nozes, avelas ou castanhas.

Continua após a publicidade

2-Os vinhos de sobremesa, doces, do tipo Late Harvest ou Sauternes vão muito bem também. Para estes o ideal são chocolates não tão amargos, entre 40% e 60%, puros ou com frutas cristalizadas, como laranjas.

3-Com vinhos tintos secos não é tão fácil, mas é possível. É preciso um tinto mais tânico, como um Tannat, um Petit Verdot ou um Cabernet Sauvignon mais jovem e nervoso. Para estes o chocolate não deve ser tão amargo, entre 40 e 60%, puros ou com frutas secas, negras ou vermelhas, como ameixas secas.

Mais em www.marcelocopello.com

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.