Imagem Blog

Vinoteca Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos
Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos
Continua após publicidade

Vídeo ensina a abrir a garrafa com um sabre

A prática de abrir garrafas de espumante usando um sabre, ou outro tipo de espada, ainda é muito usada em ocasiões festivas.

Por Marcelo Copello Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 1 abr 2017, 18h34 - Publicado em 1 abr 2017, 18h34

Por Marcelo Copello

A prática de abrir garrafas de espumante usando um sabre, ou outro tipo de espada, ainda é muito usada em ocasiões festivas. Não é difícil adquirir sabres feitos especialmente com esta finalidade. Em alguns restaurantes o sommelier terá prazer em demonstrar a tradição secular. Você mesmo, sem muita prática, pode abrir seu champanhe com este charme a mais. É mais fácil do que parece.

Veja um vídeo que fiz há alguns anos e em abaixo uma descrição do passo a passo

1. Antes de mais nada, lembre-se que um sabre é uma arma branca e deve ser tratado como tal. Deve ficar longe do alcance de crianças e ser manuseado com muita responsabilidade.

Continua após a publicidade

2. O local escolhido para o evento deve ser amplo e livre de objetos quebráveis.

3. As pessoas presentes para assistir ao evento devem se posicionar às suas costas, nunca à sua frente, pois o gargalo de vidro voará a alguns metros de distância.

4. A garrafa que será degolada deve estar bem gelada (6ºC a 8ºC é o ideal) e não se deve sacudi-la para não aumentar a pressão interna. Este item é de fundamental importância, pois se o líquido estiver quente a garrafa poderá explodir no momento da pancada do sabre. É recomendado que esta fique em um balde de gelo e água por, no mínimo, duas horas antes da sabragem.

5. Retire toda a cápsula que envolve o gargalo da garrafa.

Continua após a publicidade

6. Uma sugestão interessante é que um guardanapo de pano seja amarrado ao arame de metal que prende a rolha. Desta maneira, ao segurar o guardanapo durante a sabragem, o gargalo (preso ao guardanapo) não voará longe, evitando qualquer tipo de dano ou acidente.

6. Seque bem a garrafa para que se possa segurá-la com total firmeza.

7. Segure a garrafa envolta no guardanapo com uma das mãos. A garrafa deve ficar em posição inclinada de modo que o sabre possa deslizar pelo vidro até atingir a boca protuberante do gargalo.

8. A pancada deverá ser seca e firme. A pressão interna da garrafa fará o resto do serviço. Normalmente o gargalo sai inteiro, deixando uma superfície lisa na boca da garrafa. Se o vinho estiver bem gelado nenhum líquido se perderá. Poderá haver, contudo, perda de um pouco do gás, por este motivo recomendo não usar garrafas caras para esta prática.

Continua após a publicidade

Em seguida, todos poderão apreciar o champanhe e a festa estará completa. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.