Clique e assine por apenas 4,90/mês
Vinoteca Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos

Varietal ou corte?

Por Marcelo Copello Qual a diferença entre vinhos varietais ou vinhos de corte? Vinhos varietais são vinhos feitos com um único tipo de uva, ou com predominância de um tipo de uva. Enquanto vinhos de corte são vinhos de misturas de tipos de uvas. Pela lei brasileira um vinho para ser um varietal, ou seja, […]

Por marcelo - Atualizado em 25 fev 2017, 17h23 - Publicado em 3 set 2016, 10h04

Por Marcelo Copello

Qual a diferença entre vinhos varietais ou vinhos de corte?

Vinhos varietais são vinhos feitos com um único tipo de uva, ou com predominância de um tipo de uva. Enquanto vinhos de corte são vinhos de misturas de tipos de uvas.

Pela lei brasileira um vinho para ser um varietal, ou seja, para trazer um único nome de uva no rótulo, precisa ter ao menos 75% desta uva. Quando você lê no rótulo de um vinho, por exemplo, Chardonnay, significa que a maioria das uvas neste vinho é Chardonnay, podendo ser 100%. O melhor máximo de grandes varietais são os vinhos da Borgonha, em em sua maioria são 100% Pinot Noir (nos tintos) e 100% Chardonnay (nos brancos)

Continua após a publicidade

Os vinhos de corte, ou assemblage, como falam os franceses, misturam diferentes tipos de uvas para tirar o melhor de cada uva, buscando assim um vinho, mais equilibrado, mais complexo e mais completo. Um bom exemplo de vinhos de corte são os vinhos de  Bordeaux na França, que normalmente nos tintos são uma mistura três uvas, Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc (há ainda outras possíveis, como Petit Verdot, Malbec e Carménère).

Mas qual o melhor, varietal ou corte? Este não é um fator de qualidade em um vinhos. Este é um tema bastante discutível, mas em uma lista dos maiores vinhos do mundo, possivelmente o que predomina são os cortes.

 

Continua após a publicidade

E cadastre-se aqui para receber nossa news e ficar por dentro de tudo sobre o mundo do vinho!

facebook: vinhocommarcelocopello

instagram: @marcelocopello

Publicidade