Imagem Blog

Vinoteca Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos
Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos
Continua após publicidade

Um trilhão de aromas!

“…as pessoas podiam fechar os olhos diante da grandeza, do assustador, da beleza, e podiam tapar os ouvidos diante da melodia ou de palavras sedutoras. Mas não podiam escapar ao aroma. Pois o aroma é um irmão da respiração. Com esta, ele penetra nas pessoas, elas não podem escapar-lhe caso queiram viver. E bem para […]

Por marcelo
Atualizado em 25 fev 2017, 17h41 - Publicado em 7 jan 2016, 13h09

papodecinema

“…as pessoas podiam fechar os olhos diante da grandeza, do assustador, da beleza, e podiam tapar os ouvidos diante da melodia ou de palavras sedutoras. Mas não podiam escapar ao aroma. Pois o aroma é um irmão da respiração. Com esta, ele penetra nas pessoas, elas não podem escapar-lhe caso queiram viver. E bem para dentro delas é que vai o aroma, diretamente para o coração, distinguindo lá categoricamente entre atração e menosprezo, nojo e prazer, amor e ódio. Quem dominasse os odores dominaria o coração das pessoas”, Patrick Süskind em seu livro, “O Perfume”.

Em seu processo evolutivo, o homem abandonou o olfato, nosso sentido mudo”. Para Darwin, a perda da percepção olfativa fez parte desta evolução. Para Freud, desde que o homem passou a caminhar ereto, a visão tomou o lugar do olfato, pois nossos narizes se afastaram do chão enquanto nosso campo de vista aumentou. Assim, o declínio do olfato praticamente define a elevação do homem a “ser civilizado”. O olfato humano, sempre relegado ao segundo plano entre nossos sentidos, sempre foi tido como algo etéreo, impreciso, quase místico, um sentido menos racional.
Finalmente justiça foi feita à nossos narizes. O Howard Hughes Medical Institute (HHMI) dos Estados Unidos, publicou recentemente um estudo que muito interessa aos discípulos de BACO.
Ao contrário do que se pensava, os sere humanos não são capazes de perceber apenas 10 mil diferentes aromas. Cientistas do HHMI comprovaram que este número é imensamente maior, ultrapassando UM TRILHÃO de aromas!! A especialista Leslie Vosshall, PhD, realizou um experimento com voluntários, expostos a diversos aromas e combinações de aromas a partir de 128 substancias aromáticas.
Vejam a publicação completa:  https://www.hhmi.org/news/humans-can-distinguish-least-one-trillion-different-odors

Sobre Marcelo Copello

Continua após a publicidade

site: www.marcelocopello.com

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.