Imagem Blog

Vinoteca Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos
Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos
Continua após publicidade

RWFF – Maior festival de vinho da América Latina no Rio de Janeiro

RIO WINE AND FOOD FESTIVAL chega ao seu 6o ano desmistificando o vinho por toda capital carioca

Por Marcelo Copello Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 2 jul 2018, 11h27 - Publicado em 2 jul 2018, 09h04

RIO WINE AND FOOD FESTIVAL chega ao seu 6o ano desmistificando o vinho por toda capital carioca

​Grandioso, democrático e com qualidade. ​É essa a premissa da 6ª edição do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, que acontecerá entre os dias 03 e 12 de agosto, em variados pontos da cidade. Com abertura inédita no Planetário do Rio, o evento terá opções nas zonas sul, oeste e norte da cidade, durante dez dias – a mais longa edição. Produtores de mais de 12 países, entre eles Brasil, Argentina, Chile, França, Portugal, Uruguai e até Israel, Eslovênia e Macedônia, trarão vinhos para transformar a relação do visitante com a bebida e a boa culinária em um programa imperdível.

Extensa programação

A agenda começará com uma despojada avant-première no CADEG, no dia 28 de julho, a partir das 11h. A abertura oficial acontecerá no dia 03 de agosto (sexta-feira), no Planetário do Rio, na Gávea, que durante todo o final de semana, será o palco do Planeta Vinho, uma super feira de vinhos, com degustações, comidinhas e vendas promocionais de vinhos em taças e garrafas, além de farta programação de palestras, cursos, máster classes e até filmes. No dia 06, às 16h, o Copacabana Palace receberá o Degusta Talk Show, uma das principais atrações do festival, onde uma grande personalidade do segmento é entrevistada ao tempo em que se degustam seus vinhos.

Continua após a publicidade

No dia seguinte, no dia 07, o seminário “Vinho e Mercado”, às 8h30, trará uma oportunidade para os interessados aprofundarem-se no business da área, na FGV.

Já na quarta-feira, dia 08, é dia das Master Classes, aulas para conhecer novos rótulos com especialistas da área. Começando pelo inédito “Vinhos de Israel” uma grande novidade mesmo para especialistas. Outras atrações serão um painel de  provas de vinhos da Península de Setúbal (Portugal) e ainda a oportunidade de conhecer a nova fonte de bons vinhos brasileiros, “Vinhos da Serra da Mantiqueira (São Paulo)”, com presença de anólogos da região.

Ao longo da semana, haverá mais feiras, divididas por países. A “Feira Show de Vinhos” (09/08) congregará um mix de todos os países/regiões. Sem contar com as Master Classes, onde os participantes desfrutarão de variados rótulos e conteúdos, como “O Melhor do Uruguai” e “Argentina Wine Excellence”.

O final de semana de encerramento será a hora de ir ao Vinho no Mercado, no Uptown-Barra. O evento tem entrada gratuita e venda promocional de vinhos em taças e garrafas, que poderão ser degustados em estandes na área externa. Foodtrucks, música ao vivo, feira de queijos artesanais e conversas com especialistas compõem o programação, que encerra o festival, entre sexta e domingo. Sem falar do Wine Bus (11/08), com uma degustação descontraída em um ônibus panorâmico que passará pelos principais pontos turísticos da cidade.

Continua após a publicidade

O evento contará também com outras ações, como promoções em supermercados, lojas, bares, restaurantes, clubes de vinho, wine dinners além de jantares harmonizados conduzidos por especialistas. Para acompanhar nada como uma boa comida e, por isso, dezenas de restaurantes participarão do Rio Rolha Zero. Com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura do Rio, através da Riotur, ABS Rio, IBRAVIN (Instituto Brasileiro do Vinho) Wines of Brasil, SEAGRI (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul), Wines of Argentina, INAVI – Wines of Uruguai, Fundação Getúlio Vargas, Consulado de Israel, o festival está no calendário de atrações “Rio de Janeiro a Janeiro”, promovido pelo Ministério da Cultura. ​

A abertura das vendas será no dia 5 de julho no INGRESSOCERTO.COM

SERVIÇO 
Evento: 6º Rio Wine and Food Festival
Data: 03 a 12 de agosto de 2018 (pré-abertura 28 de julho)
Local: Rio de Janeiro (vários espaços da cidade)
Programação completa: www.riowineandfoodfestival.com.br 
Inscrições e compra de ingressos: www.ingressocerto.com 
Informações para público: contato@bacomultimidia.com.br
Facebook: facebook.com/riowineandfoodfestival Instagram: @riowineandfoodfestival
#RWFF2018

Sobre o Grupo BACO Multimídia
O Grupo BACO Multimídia, idealizador e organizador do Rio Wine and Food Festival, é uma empresa de comunicação e inteligência de mercado que tem na geração de conteúdo e nos eventos sua plataforma de atuação. É responsável pela edição da revista BACO, do Anuário Vinhos do Brasil, em parceria com o Ibravin, entre outros produtos editoriais. Seu portfólio inclui ainda mídia digital e uma série de eventos no Brasil e exterior, com destaque para a Grande Prova Vinhos do Brasil.

Continua após a publicidade

Agenda completa:
28/07 (sábado) – Avant-Première – CADEG – 11h às 17h30 – Entrada Franca
Promoções como a Cadeg à Copo, com venda de taças promocionais com valor especial, além do 2º Edição do Encontro Nacional das Confrarias, com palestra de Marcelo Copello às 11h.

30/07 (segunda) – Final do Concurso Sommelier do Ano – ABS-RJ – 15h – Entrada Franca
O concurso, promovido pela ABS-Rio e pelo RWFF terá a prova prática aberta ao público e escolherá o melhor sommelier, que ganhará uma viagem para uma região produtora de vinho.

31/07 (terça) – Top 10 do RWFF 2018 – ABS-RJ – 15h – Evento fechado
Júri altamente qualificado fará prova às cegas dos melhores vinhos participantes do evento. Os melhores serão eleitos em 10 categorias e ganharão o selo comemorativo.

03-05/08 (sexta a domingo) – Vinho no Planetário – Planetário do Rio – sexta (17h Às 22h); sábado e domingo das 15h às 22h.
A semana será aberta em grande estilo. Degustações, foodtrucks, comidinhas e venda especial de vinhos em taças e garrafas e uma série de palestras, máster classes e cursos.

06/08 (segunda) – Início do Rio Rolha Zero – Em vários restaurantes
O Rio Rolha Zero é um movimento no qual restaurantes parceiros não cobram taxa de rolha durante o festival. O objetivo é incentivar a experimentação e visitação dos estabelecimentos. A lista completa fica disponível no aplicativo e no site do festival.

06/08 (segunda) – Degusta Talk Show – 16h – Copacabana Palace
Um talk show mesclado com prova de vinhos e Master Class. Um convidado renomado será entrevista enquanto o público experimenta seus rótulos comentados.

07/08 (terça) – Seminário Vinho e Mercado – 8h30 – FGV – Inscrições gratuitas
Especialistas e profissionais do mercado falam sobre o momento nacional e internacional do segmento, gestão, vendas, tributação e marketing. Durante o evento será entregue o Troféu Vinha Velha, com as categorias Personalidade do Ano, Produtor do Ano, Revelação Mundos Vini, Importador do Ano e Sommelier do Ano.

08/08 (quarta) – Tarde de Master Classes no Copabana Palace, agenda completa será divulgada até 8/7

09/08 (quinta) – Feira Show de Vinhos + Master Class – Clube Naval Piraquê – 16h30 Aberto ao público, a feira Show de Vinhos reúne dezenas de produtores de países como Argentina, Chile, França, Portugal, Uruguai, e até Israel, Eslovênia e Macedônia A Ala Brasil, iniciativa dos Vinhos do Brasil, Ibravin, Governo do RS, Sebrae Nacional e Sebrae-RS, trará cerca de 20 vinícolas passando pelo nordeste, sudeste e sul do país.

09/08 (quinta) – Master Classe O Melhor do Uruguai – Clube Naval do Piraquê – 13h
Uruguai tem atraído atenção do mundo todo para seus vinhos tintos, brancos e espumantes. Durante a prova, as pessoas poderão conhecer não só a Tannat, casta emblemática do país, mas todo o processo de elaboração desses rótulos.

09/08 (quinta) – Master Class Excelência Argentina – Clube Naval do Piraquê – 16h30
A Argentina é bem mais do que Malbec e apresenta tintos, brancos e espumantes também de outras castas. A aula explorará, de forma didática e técnica, alguns dos melhores vinhos do país.

09/08 (quinta) – Feira de Vinhos do Uruguai e Argentina – Clube Naval Piraquê –16h30
Em paralelo à Feira Show de Vinhos, acontece o Tannat Tour (Uruguai) e a feira Wines Of Argentina, com as melhores vinícolas destes países, também aberto ao público em geral.

11/08 (sábado) – Wine Bus – Pontos turísticos do Rio – 15h às 19h
O Wine Bus terá tours de 1h40 pelos principais pontos turísticos do Rio, com degustação itinerante em um ônibus panorâmico.

10-12/08 – Wine Out Vinho no Mercado – Uptown – 16h30 às 23h
No fim de semana do encerramento, o Mercado de Produtores do Uptown ganha um espaço enocultural com degustações, foodtrucks, música ao vivo, comidinhas, palestras, master classes, exposições e venda especial de vinhos em taça e garrafas com preços promocionais.

Contato para imprensa:
Paulo Mac Culloch – paulo@rebentocomunicacao.com – (21) 9 9102-1039
Giulia Amendola – giulia.amendola@rebentocomunicacao.com – (21) 9 8859-3869

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.