Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Vinoteca Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos

Receita harmonizada com vinho: bolinho de carne “medieval”

Este prato consiste em bolinhos de carne, que chamo de “medieval” pelas especiarias utilizadas

Por Marcelo Copello Atualizado em 15 mar 2021, 13h12 - Publicado em 14 mar 2021, 07h17

Como os amigos devem imaginar, minha vida pessoal é fortemente pautada no vinho.

.

O vinho influi em aonde vou nas férias, nos amigos que mais convivo ou converso. É o vinho que manda na hora da escolha do que vou comer ou na hora de improvisar receitas em casa. Este prato nasceu assim, temperando uma carne de forma que fosse ficar melhor um tinto com bastante madeira, que era o vinho da ocasião.

.

Este prato consiste em bolinhos de carne, que chamei de “medieval” pelas especiarias utilizadas. Na Idade Média usavam estes temperos fortes, muitos vindos do Oriente, muitas vezes com o intuito de disfarçar aromas da carne em processo de apodrecimento (não tinham geladeira). Isso era comum na época, e as vezes até apreciado. A carne “faisandée” (do francês, em decomposição) ganhavam aromas, em um processo semelhante à maturação.

.

[ingredientes]

Continua após a publicidade

.

500gr de carne moída • azeite • 100gr de farinha de trigo • sal grosso moído na hora • especiarias (todas moídas na hora de preferência) pimenta do reino preta e branca, cravo da índia, canela, noz moscada, cominho, zimbro e estragão seco.

.

[modo de preparo]

.

Em uma tigela coloque a carne, o sal grosso, as especiarias a gosto e vá misturando com as mãos, acrescentando a farinha peneirada, para que fique leve e não embolote. Depois de bem misturado faça com as mãos bolinhos, em formato de mini-hamburgueres, e passe em uma chapa bem quente de modo que fiquem crocantes por fora e crus por dentro.

.

Vinho: sugiro um tinto encorpado com bastante madeira para acompanhar, como um Reserva ou Gran Reserva espanhol ou um shiraz australiano.

Continua após a publicidade
Publicidade