Clique e assine por apenas 4,90/mês
Vinoteca Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos

Quantas uvas há no mundo?

Por Marcelo Copello Você tem ideia de quantas variedades de uvas há no mundo? Não são 10 nem mil, são mais de 10 mil! É importante que você saiba que existem duas famílias principais de uvas, as espécies viníferas e as não viníferas. As não viníferas, ou uvas americanas, são as que compramos na feira para comer in natura, as […]

Por marcelo - Atualizado em 25 fev 2017, 17h21 - Publicado em 6 out 2016, 14h40

Por Marcelo Copello

Você tem ideia de quantas variedades de uvas há no mundo? Não são 10 nem mil, são mais de 10 mil!

foto tipos de uvas

É importante que você saiba que existem duas famílias principais de uvas, as espécies viníferas e as não viníferas. As não viníferas, ou uvas americanas, são as que compramos na feira para comer in natura, as que fazem suco de uva e os ditos vinhos de garrafão. No Brasil a principal uva americana é a  Isabel.

Continua após a publicidade

Pela lei brasileira estes vinhos são chamados de vinhos de mesa ou vinhos comuns. Mas estes vinhos definitivamente não nos interessam, pois sua qualidade é inferior.

Leia também em Há uvas brancas no meu vinho tinto?

As uvas viníferas, são as que fazem o que chamamos de vinhos finos. Existem cerca de 5 mil variedades de uvas viníferas,as mais famosas são tintas Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec, Carmenère, Syrah e Pinot Noir. E nas brancas, a Chardonnay, Sauvignon Blanc e Riesling. No mundo os países que mais tem uvas diferentes são Itália e Portugal.

As uvas mais plantadas no mundo para a produçãoo de vinhos finos são a Cabernet Sauvignon e a Merlot, e a produção mundial é dominada por 3 paises que produzem 54% do vinho no mundo: Itália, França e Espanha.

Continua após a publicidade

Cadastre-se e saiba mais sobre o mundo do vinho: Clique aqui 

 

facebook: vinhocommarcelocopello

instagram: @marcelocopello

Continua após a publicidade

 

Publicidade