Clique e assine por apenas 4,90/mês
Vinoteca Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos

Qual o vinho para a paella?

Por Marcelo Copello Antes de mais nada Paella é um prato típico espanhol, que basicamente é um risoto de açafrão com peixes e frutos do mar, neste caso chamada de Paella Marinera. A mais tradicional, contudo, é a Palea Valenciana, que mistura aos peixes e frutos do mar, carnes como frango, porco e linguiças. Qual […]

Por marcelo - Atualizado em 25 fev 2017, 17h26 - Publicado em 24 jul 2016, 10h00
Por Marcelo Copello

Antes de mais nada Paella é um prato típico espanhol, que basicamente é um risoto de açafrão com peixes e frutos do mar, neste caso chamada de Paella Marinera. A mais tradicional, contudo, é a Palea Valenciana, que mistura aos peixes e frutos do mar, carnes como frango, porco e linguiças.

Qual seria então o vinho ideal para a Paella? No caso da Paella de frutos do mar, eu sugiro um vinho branco encorpado, que pode ser um espanhol da uva Albariño, com B de Borgonha, ou um português da mesma uva, que lá é chamada de Alvarinho, com V de Valência.

foto paella

 

No caso da Paella Valenciana, sugiro um tinto espanhol, jovem, leve, fresco e sem madeira, que pode ser das castas Monastrel, Tempranillo ou Garnacha.

Eu pessoalmente tenho uma preferência, tanto para a Paella do mar quanto para a da terra, eu gosto de vinhos rosés, de preferência espanhóis!

 

Veja também: Vinho e Fondue

Continua após a publicidade
Publicidade